Home / Comunicação / Práticas brasileiras sustentáveis e autonomia municipal são destaque no Congresso Latino-americano

Notícias

28/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Práticas brasileiras sustentáveis e autonomia municipal são destaque no Congresso Latino-americano

Ag CNMNesta quinta-feira, 28 de março, continuando a programação do Congresso Latino-americano de Autoridades Locais, em Santiago do Chile, práticas brasileiras são destaque nas sessões de trabalho.

Pela manhã, o 1º vice-secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Santana do Seridó (RN), Hudson Brito, participou da discussão sobre desenvolvimento rural e urbano. O gestor apresentou a estrutura da entidade e falou sobre os resultados do projeto Palmas para Santana, iniciativa que reusa água residual para irrigação e combate à seca que a região enfrenta.

“Fizemos apresentação do que é a CNM e a sua importância para o Brasil e a América Latina. Também levamos aos participantes a experiência de Santana de Seridó da convivência com a seca. O evento da Flacma é um sucesso e de grande importância por proporcionar esse tipo de troca”, conclui Brito.

Ag CNMJá na agenda da tarde, outro destaque foi a participação do prefeito de Afogados de Ingazeira (PE), José Patriota, que preside a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na comissão de Meio Ambiente, Ação Climática, Riscos de Desastres e Sustentabilidade Energética, Patriota também falou sobre a experiência de reuso da água. Em sua fala, foi ressaltada a conexão das ações do Município com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 17. O tema foi abordado de forma transversal em todas as sessões do Congresso.

A última discussão do dia contou com a presença do 2º secretário geral da CNM, Eduardo Tabosa. Na mesa que discutiu Descentralização, Participação, Autonomia e Financiamento Municipal, Tabosa apresentou os desafios enfrentados pelos Municípios brasileiros e a forma como a CNM atua para responder às necessidades de cada região do país.

Da Agência CNM de Notícias

Leia mais

Congresso Latino-americano de Autoridades Locais inicia atividades em Santiago
CNM assume vice-presidência de gênero da Flacma


Notícias relacionadas