Home / Comunicação / Prédio sede da Confederação apresenta estratégias de sustentabilidade aliadas aos ODS

Notícias

05/06/2018

Compartilhe esta notícia:

Prédio sede da Confederação apresenta estratégias de sustentabilidade aliadas aos ODS

A campanha da Semana Nacional de Meio Ambiente lançada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o tema Municípios Lixo Zero: um desafio para todos, propõe conscientizar e informar os municipalistas sobre a gestão dos resíduos sólidos e a preservação do ecossistema e dos recursos naturais. Para começar as atividades, a CNM faz questão de mencionar as estratégias de sustentabilidade, adotadas no prédio sede da instituição, que estão aliadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Os ODS são compromissos assumidos para promover, de forma integrada, a proteção ambiental, o progresso social e o crescimento econômico em escala planetária. Nesse contexto, a Confederação lista alguns mecanismos ambientalmente corretos adotados na instalação do prédio, em Brasília, que vão desde a posição do prédio à coleta e reutilização de águas pluviais e telhado verde. Toda a construção da sede foi planejada para ser uma referência ambientalmente correta.

Diante do cenário de escassez de água, enfrentado também na capital federal, o prédio conta com um sistema de coleta de águas pluviais, que, após captadas, são tratadas e encaminhadas para os espelhos d’água. O recurso ainda passa por novo tratamento para utilização nas descargas dos mictórios e vasos sanitários. A água contida neste reservatório também é utilizada para irrigação de jardins, além ser uma reserva para combater incêndios. A estratégia proporcionou a diminuição no porte da caixa d'água e gerou economia.

Aliada ao reuso da água, a automação dos sistemas de irrigação dos jardins e das torneiras dos banheiros promove redução do desperdício. Todas as torneiras dos banheiros e a irrigação dos jardins são acionadas por sensores de proximidade, além de contarem também com um redutor de pressão individual em cada torneira. Há ainda possibilidade de diminuir o jato de água em todas as torneiras e descargas por meio de um controle manual.

Telhado verde
Seguindo uma tendência inovadora, o telhado verde foi adotado para proporcionar melhor qualidade do ar, regular a umidade e proporcionar conforto térmico no interior e no entorno do edifício. A estratégia resultou em diminuição das ilhas de calor; regulação da drenagem das águas pluviais; sequestro de gás carbônico e produção de oxigênio; criação e preservação de habitats; e resfriamento do ar. No mesmo conceito, os espelhos d'água proporcionam microclima agradável, uma vez que Brasília possui umidade do ar baixa na maior parte do ano. Parte da água armazenada nos espelhos d'água evapora pela ação dos ventos, e o vapor circula e reduz a temperatura.

A posição em que o prédio no lote foi construído também foi pensada no projeto, a fim de diminuir a quantidade de luz solar. O prédio foi implantado no terreno de forma que a própria edificação fizesse sombra sobre a praça, criando um ambiente mais confortável para quem a utiliza. E brises – que são uma sequência de réguas perfuradas – foram estruturas para entrada de luz natural, de maneira indireta. O objetivo foi reduzir o uso de luz artificial, energia elétrica e ar-condicionado, ao criar camada de ar entre a estrutura e o prédio.

sede CNMLuz
As persianas usadas no prédio possuem uma camada refletiva na parte externa, voltado para o exterior do edifício, refletindo a luz e reduzindo o calor que entra nas salas, auxiliando também na estratégia de conforto térmico dentro do edifício, de modo a permitir a diminuição do uso de condicionadores de ar.

Sendo assim, a CNM se destaca com uma das entidades que se preocupou com a sustentabilidade desde a sua concepção. As estratégias ambientais usadas no edifício estão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são um compromisso mundial adotado por diversos países, em 2015 com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. As estratégias de sustentabilidade usadas no prédio da CNM estão relacionadas principalmente aos ODS 6 – Água Limpa e Saneamento, 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: Dia Mundial do Meio Ambiente: CNM lança campanha Municípios Lixo Zero


Notícias relacionadas