Home / Comunicação / Prefeita alagoana fica entre as oito selecionadas para intercâmbio internacional

Notícias

27/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Prefeita alagoana fica entre as oito selecionadas para intercâmbio internacional

27112018 PP Germany 2 400x300Como parte do Programa de Visitantes do Ministério das Relações Exteriores, um grupo de oito prefeitas de cidades brasileiras de pequeno e médio porte , entre elas a prefeita de Campo Alegre Pauline Pereira, participou, na Alemanha , de um seminário internacional sobre o papel dos prefeitos na proteção climática.

Recebidas pela ministra federal do Meio Ambiente, Svenja Schulze e Susanne Kramm, da Agência de Energia Elétrica de Berlim, as prefeitas conheceram as  iniciativas de energia renovável e o uso de tecnologia para a redução de emissões. A representante da BMU, reforçou que tais iniciativas, quando associadas a programas de conscientização nas escolas, promove economia e redução de custos aliada à redução de emissões.
As Prefeitas também tiveram a oportunidade de apresentar as iniciativas executadas em seus municípios , aprofundar o conhecimento sobre as estratégias possíveis para a aplicação da experiência de Berlin em suas cidades e conversar sobre as possibilidades de financiamento da Agência de cooperação alemã (GIZ) para tais projetos de proteção climática.

A Ministra Federal do Meio Ambiente,  Svenja Schulze,  destacou a importância das iniciativas locais brasileiras de preservação ambiental, eficiência energética, coleta de resíduos entre outras iniciativas que dialogam com as metas de redução de emissão de CO2 nos dois países.

A Ministra reforçou a importância dada pelo governo alemão às iniciativas locais por meio de programas de fomento, e incentivou a parceria entre as cidades dos dois países, se colocando disponível para fazer essas pontes. A ministra também reconheceu o trabalho das lideranças femininas no Brasil que buscam protagonismo à agenda climática nas cidades sob sua gestão, e incentivou a construção de redes entre os países. A visita das prefeitas foi destaque no site do ministério e também na imprensa local.

A prefeita Pauline Pereira já classifica como muito proveitosa e de um grande enriquecimento cultural a missão em terras alemãs. Essa é a segunda vez que a prefeita de Campo Alegre é selecionada peque excelência de sua gestão.

Além da discussão sobre projetos de energia limpa, a  prefeita Pauline Pereira disse que a ideia é trazer soluções práticas, como as existentes na cidade de Greifswald que possui políticas públicas ambiciosas para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável nas áreas de geração de energia, mobilidade, edificações sustentáveis e tratamento do lixo. Além de empresas de eliminação de resíduos, em  Greifswald , escolas têm práticas ambientais sustentáveis.

O intercambio das prefeitas brasileiras na alemanha é uma iniciativa do instituto Alziras,Instituto clima/ sociedade e embaixada da Alemanha. O Alziras é uma organização da sociedade civil que visa contribuir para o aumento da representação feminina na política por meio do fortalecimento e da ampliação da visibilidade das candidaturas e mandatos de mulheres no brasil.

Fonte: AMA


Notícias relacionadas