Home / Comunicação / Prefeita de Monteiro Lobato integra grupo temático sobre Cidades Inteligentes

Notícias

11/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Prefeita de Monteiro Lobato integra grupo temático sobre Cidades Inteligentes

11092019 Cedes PrefeitaDanielaA prefeita de Monteiro Lobato (SP) e representante da Região Sudeste da Diretoria da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Daniela de Cássia Santos Brito, participou do grupo de estudos sobre cidades inteligentes, do Centro de Estudos de Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, a gestora apresentou o case do Município Cidade Inteligente, Humana Encantada.

O projeto implementado na localidade com pouco mais de quatro mil habitantes, visa mudar a realidade da população. Para tanto, buscou recursos por meio de convênios e parcerias, com o objetivo de investir e fomentar os programas governamentais. Entre as iniciativas da gestão, está o empreendedorismo nas escolas, central cidadão, sustentabilidade e cuidar do planeta, infraestrutura e paisagem urbana, cidade humana com respeito e dignidade ao ser humano, sistema fotovoltaico e eficiência energética: iluminação pública.

Como primeiro passo para tornar o Município uma cidade inteligente está a coleta e a análise de todos os dados e indicadores municipais. Na oportunidade, a gestora reforçou ainda que esse trabalho tem se tornado destaque dentro da CNM. “Essa é uma das pautas da CNM. Cada vez mais Municípios têm buscado o apoio da entidade para promover ações como essas”, disse.

Cidades Inteligentes

O estudo Cidades Inteligentes tem como objetivo avaliar o impacto do crescimento urbano no transporte público, na segurança, na mobilidade, na educação e nos serviços públicos em geral e sugerir inovações em todas as dimensões, de forma a garantir melhoria de qualidade de vida da população, sempre com foco na cidadania e no bem-estar das pessoas.

O grupo se reúne e busca informações e boas práticas com convidados visando a conhecer projetos com aplicações práticas de soluções tecnológicas disponíveis na integração dos serviços públicos, buscando a solução de problemas e o desenvolvimento urbano nas cidades. O propósito da reunião é saber como essas soluções influenciaram as experiências práticas realizadas em Municípios para subsidiar o estudo sobre cidades inteligentes que está sendo desenvolvido na Câmara dos Deputados.

A publicação vai compilar debates, discussões e conhecimento adquirido e será lançada no final do estudo em 2020 a fim de ser uma referência para a administração municipal que, dentro de sua realidade, irá entender as ações que se aplicam.

Participaram também da reunião os relatores do estudo, os deputados Francisco Junior (PSD-GO), Haroldo Cathedral (PSD-RR), Angela Amin (PP-SC) e Eduardo Braide (PMN-MA). Integraram a mesa ainda a coordenadora do Observatório de Inovação Social em Cidades: a experiência de Florianópolis da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Graziela Alperstedt; o superintendente de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia- COI – Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública da Bahia, Cel. PM Antônio Magalhães; o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, Tiago Texera; o Secretário Adjunto de Governança e desenvolvimento de Gramado do Programa Gramado Cidades Inteligentes, Anderson Correa Boeira e o professor e Coordenador da área de IoT do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Antônio Marcos Alberti.

Por: Lívia Villela
Fotos: Agência CNM
Da
Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas