Home / Comunicação / Prefeita do Maranhão tira dúvidas sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

Notícias

05/06/2019

Compartilhe esta notícia:

Prefeita do Maranhão tira dúvidas sobre o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

CNMSignatária do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, a prefeita de Vila Nova dos Martírios (MA), Karla Batista Cabral, aproveitou reunião do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) sediada da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira, 4 de junho, para esclarecer dúvidas a respeito da iniciativa que integra o Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia. Técnicos da área explicaram as etapas necessárias para que o Município desenvolva plano de ação local e contribua para redução de emissões de gás carbônico.

Antes de construir o plano, é necessário que a equipe do Município faça um diagnóstico da região. “O plano é feito de acordo com a realidade do Municípios. Deve ter, por exemplo, qual será o nível de comprometimento local”, explicou a técnica da área de Projetos da CNM Rebecca Brandão.

A prefeita demonstrou interesse em agilizar a produção de diagnóstico no Município e de pensar em iniciativas na área de energia renovável. “É um tema que já trabalhamos. Estamos buscando conhecimento, pedindo informações para a Companhia Energética do Maranhão”, contou. Entre as ações municipais para diminuir danos ao meio ambiente e contribuir para a sustentabilidade, o Município iniciou a troca de lâmpadas convencionais na iluminação pública por modelos de LED, que são mais econômicas e aumentam a visibilidade.

O Pacto
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta à mudança climática, reduzindo impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável. O pacto aborda três questões principais: a mitigação das alterações climáticas, a adaptação aos efeitos adversos das mudanças climáticas e o acesso universal a energia segura, limpa e a um preço aceitável.

Leia também
Benedito Novo (SC) trabalha projeto de desenvolvimento urbano sustentável com cidade da Romênia

Belo Horizonte (MG) e Araripina (PE) trocam experiências com cidades de Portugal

Por Amanda Martimon
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas