Home / Comunicação / Prefeito de Elias Fausto (SP) filia Município à CNM

Notícias

27/01/2023

Compartilhe esta notícia:

Prefeito de Elias Fausto (SP) filia Município à CNM

52652633415 15a8ffa686 bA Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu nesta sexta-feira, 27 de janeiro, o prefeito Maurício Baroni, do Município de Elias Fausto (SP), atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares). O gestor assinou o termo de filiação e recebeu o convite para a participação na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada de 27 a 30 de março.

O primeiro atendimento com o prefeito foi realizado pela área de saneamento da CNM, representados pela gerente de sustentabilidade, Cláudia Lins, e pelo analista de saneamento Pedro Duarte. Ambos enfatizaram a importância das ações do Consimares visando valorizar os resíduos a partir de rotas mais complexas que contemplam, além do aterro sanitário, a inclusão dos catadores a partir da ampliação da coleta seletiva e a incorporação de formas de tratamento admitidas pelos órgãos ambientais.

Acompanhando o prefeito estiveram na sede da Confederação o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, e o secretário de Obras, Infraestrutura e Engenharia de Elias Fausto, Murilo Benatti. Além das ações do Município, o prefeito Maurício Baroni e o superintendente Mimo Ravagnani abordaram as ações do Consimares, que abrange os Municípios de Capivari, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré, além de Elias Fausto, atendendo a uma população superior a 900 mil habitantes, com ações integradas de gestão de resíduos sólidos urbanos.

Destaca-se a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), que definiu metas de valorização de resíduos, a partir da ampliação da coleta seletiva com inclusão de catadores em galpões previstos para implantação nos Municípios e da construção de uma planta de incineração de resíduos em Nova Odessa, com licença prévia expedida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), órgão ambiental estadual. Os gestores também citaram um projeto piloto de compostagem a ser implementado em Nova Odessa, com potencial de ampliação futura para os demais Municípios do Consimares.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas