Home / Comunicação / Prefeito mineiro visita a CNM e expõe dificuldades para pagar reajuste do piso do magistério

Notícias

17/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Prefeito mineiro visita a CNM e expõe dificuldades para pagar reajuste do piso do magistério

BB86D803 E29B 4400 A330 8E6A5FB23012Preocupado com o equilíbrio das receitas de Luislândia (MG) por conta do excesso de obrigações sem a contrapartida de recursos, o prefeito Juvenal dos Santos esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quinta-feira, 17 de novembro, em busca de atendimento técnico na área da Educação. O gestor relatou que a situação tem se tornado insustentável por conta do reajuste do piso do magistério.

O chefe do Executivo municipal ressaltou que concedeu o aumento aos profissionais, mas que isso só foi possível por conta de ajustes nas contas das prefeituras. No entanto, a situação está cada vez mais difícil. “A gente economiza, faz uns cortes, mas esse reajuste está comprometendo bastante”, argumentou o gestor.

Sobre as ações da CNM, o gestor tomou conhecimento de que a entidade tem atuado pela promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)122/2015, que prevê a criação de novas despesas aos Entes municipais sem especificar a origem de recursos e por mais um repasse de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Essa última demanda tem sido defendida pela entidade como forma de custeio de pisos, especialmente o da enfermagem.

O prefeito estava acompanhado por vereadores da cidade que retiraram suas carteirinhas de identificação do movimento municipalista e conheceram a importância do trabalho da Confederação com os representantes do legislativo local para o fortalecimento do movimento municipalista.

 

Por: Allan Oliveira

 

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas