Home / Comunicação / Prefeitos criam Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo após apoio da CNM

Notícias

13/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos criam Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo após apoio da CNM

12082019 criação de Associação em Vila Velha prefeitura 4Municípios capixabas se reuniram no sábado, 10 de agosto, para oficializar a criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo, que visa a congregar esforços voltados ao fortalecimento e à valorização das políticas de cultura, ao patrimônio e ao turismo nas cidades do Estado. A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro com palestras orientativas e foi a condutora desse processo. A decisão de fundar a Associação, que tem como vertente o Patrimônio + Turismo, é resultado da rede das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da entidade municipalista.

O encontro reuniu mais de 200 participantes e foi realizado durante todo o dia, na Academia de Letras de Vila Velha. A iniciativa, idealizada pelo subsecretário de Cultura, Eliomar Mazoco, e promovida pela prefeitura de Vila Velha, contou com o apoio da área técnica de Turismo da CNM, representada pela Turismóloga Marta Feitosa e pelo consultor da entidade e presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Nascimento.

Após a fundação da Associação, os membros apresentaram contribuições para a construção e a aprovação do estatuto e fizeram a eleição da primeira diretoria. O prefeito de Vila Velha, Max Filho, será o presidente. "É uma proposta de interação de esforços no sentido de que cidades históricas do Espírito Santo possam se unir, traçar planos e metas para valorizar o nosso patrimônio histórico, cultivar nossa memória e para podermos elaborar projetos de captação de recursos juntos”, explicou o prefeito Max Filho.

O gestor também reforçou a necessidade de valorização de lugares conhecidos da cidade capixaba. “A história precisa ser preservada e celebrada para que possamos, com isso, revitalizar distritos turísticos como a Prainha, em Vila Velha, que têm patrimônios tombados. O Espírito Santo é um berço de história” completou o gestor.12082019 criação de Associação em Vila Velha prefeitura 1

Cultura e Turismo
Um dos representantes da CNM, Mario Nascimento reiterou que a Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo vai somar esforços para melhorar a integração entre Turismo e Cultura nas cidades do Estado. “Essa associação vai congregar todos os Municípios que têm patrimônio cultural no Estado do Espírito Santo. A intenção é desenvolver políticas públicas para fortalecer a cultura e o turismo, de forma integrada e, dessa forma, possibilitar o desenvolvimento social e sustentável, além de atrair recursos públicos e privados. É necessário nos organizar e alavancar parcerias para se desenvolver", defendeu o consultor e presidente da OCBPM.

Discussões acerca do patrimônio e do turismo e um fórum com gestores de cultura e de turismo dos Municípios participantes também marcaram o dia. Por fim, foi realizado um painel com especialistas para debater a história do Espírito Santo.12082019 criação de Associação em Vila Velha prefeitura 3

Outras presenças
A reunião também contou com a colaboração da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, presidida pelo prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando de Oliveira. Os prefeitos de Muqui (ES), Carlos Prúcoli; e de Santa Teresa, Gilson Amaro, foram outros Municípios representados no encontro.

Além deles, marcaram presença o deputado estadual Hércules Silveira, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, André Almeida; e de Cultura, Alvarito Mendes; bem como representantes das cidades capixabas de Linhares, Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Conceição da Barra, Rio Novo do Sul, Viana, Guaçuí, Presidente Kennedy e Dores do Rio Preto.

Fotos: prefeitura de Vila Velha

Da Agência CNM de Notícias, com informações da prefeitura de Vila Velha


Notícias relacionadas