Home / Comunicação / Prefeitos de Sergipe buscam atendimento técnico na CNM sobre financiamento da Saúde

Notícias

14/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos de Sergipe buscam atendimento técnico na CNM sobre financiamento da Saúde

WhatsApp Image 2022 06 14 at 16.46.16Com as finanças comprometidas em razão do aumento significativo dos serviços de Média e Alta Complexidade, prefeitos sergipanos das cidades de Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo buscaram atendimento na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta terça-feira, 14 de junho. A comitiva pediu o apoio da entidade sobre as ações que podem ser adotadas para buscar recursos junto ao governo federal que possam custear a rede de serviços ambulatoriais e hospitalares em alguns Municípios do Estado.

As orientações tiveram como foco o financiamento das ações e dos serviços de Média e Alta Complexidade. A principal queixa dos gestores é no sentido de que estão investindo muitos recursos próprios dos Municípios para organizar, estruturar a rede de serviços ambulatoriais e serviços hospitalares em Sergipe, em razão da rede existente não conseguir atender a demanda, que é a rede de referência.

O reflexo é a impossibilidade do agendamento de exames, consultas especializadas e impedimento de realizar procedimentos cirúrgicos na rede estadual. Isso está pressionando os gestores a estruturar nos próprios Municípios os serviços especializados tanto hospitalares quanto ambulatoriais.

Em busca de uma alternativa, a comitiva foi atendida pelo consultor de Saúde da entidade, Denilson Magalhães. A comitiva pediu apoio da CNM em como melhorar o financiamento federal desses serviços e buscar mais recursos, bem como entender como funciona o financiamento e a captação de recursos de Média e Alta complexidade para desafogar as finanças municipais e manter os serviços essenciais funcionando para atender a população.

Nesse sentido, foram tratadas alternativas para aumentar o teto financeiro e o incremento da Média e Alta complexidade, parâmetro para deputados e senadores aportarem recursos de emenda parlamentar voltados ao custeio dessas áreas. Na oportunidade, a comitiva ainda recebeu informações sobre o novo modelo de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde, o Programa Previne Brasil.

Estiveram presentes os prefeitos de Nossa Senhora Aparecida, Jeane Barreto; de São Miguel do Aleixo, José Gilton Meneses; e de Ribeirópolis, Rogério Sobral. Secretários e assessores acompanharam os gestores.

 

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira 


Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas