
Notícias
14/06/2022
Prefeitos de Sergipe buscam atendimento técnico na CNM sobre financiamento da Saúde
Com as finanças comprometidas em razão do aumento significativo dos serviços de Média e Alta Complexidade, prefeitos sergipanos das cidades de Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo buscaram atendimento na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na tarde desta terça-feira, 14 de junho. A comitiva pediu o apoio da entidade sobre as ações que podem ser adotadas para buscar recursos junto ao governo federal que possam custear a rede de serviços ambulatoriais e hospitalares em alguns Municípios do Estado.
As orientações tiveram como foco o financiamento das ações e dos serviços de Média e Alta Complexidade. A principal queixa dos gestores é no sentido de que estão investindo muitos recursos próprios dos Municípios para organizar, estruturar a rede de serviços ambulatoriais e serviços hospitalares em Sergipe, em razão da rede existente não conseguir atender a demanda, que é a rede de referência.
O reflexo é a impossibilidade do agendamento de exames, consultas especializadas e impedimento de realizar procedimentos cirúrgicos na rede estadual. Isso está pressionando os gestores a estruturar nos próprios Municípios os serviços especializados tanto hospitalares quanto ambulatoriais.
Em busca de uma alternativa, a comitiva foi atendida pelo consultor de Saúde da entidade, Denilson Magalhães. A comitiva pediu apoio da CNM em como melhorar o financiamento federal desses serviços e buscar mais recursos, bem como entender como funciona o financiamento e a captação de recursos de Média e Alta complexidade para desafogar as finanças municipais e manter os serviços essenciais funcionando para atender a população.
Nesse sentido, foram tratadas alternativas para aumentar o teto financeiro e o incremento da Média e Alta complexidade, parâmetro para deputados e senadores aportarem recursos de emenda parlamentar voltados ao custeio dessas áreas. Na oportunidade, a comitiva ainda recebeu informações sobre o novo modelo de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde, o Programa Previne Brasil.
Estiveram presentes os prefeitos de Nossa Senhora Aparecida, Jeane Barreto; de São Miguel do Aleixo, José Gilton Meneses; e de Ribeirópolis, Rogério Sobral. Secretários e assessores acompanharam os gestores.
Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Notícias relacionadas



