Home / Comunicação / Prefeitos destacam relevância do turismo de cruzeiros marítimos em Brasília

Notícias

29/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos destacam relevância do turismo de cruzeiros marítimos em Brasília

29082018 Fórum Turismo marítimoPrefeitos de Municípios litorâneos debateram a importância do turismo de cruzeiros marítimos na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto. Desafios e oportunidades nesses segmentos foram abordados pelos gestores em um painel que fez parte da programação do II Fórum CLIA Brasil 2018, em Brasília. A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou as discussões.

Os gestores participaram do painel Destinos, Atrações e Receptividade. O prefeito do Município de Armação dos Búzios (RJ), André Granado, reiterou que o turismo de cruzeiros marítimos incrementa significativamente nas receitas municipais. Entretanto, destacou que a atividade, muitas vezes, esbarra na demora da liberação de autorizações. “O nosso país tem potencial para o Turismo de norte a sul. Neste momento em que o país apresenta muita dificuldade, o turismo transatlântico agrega valores e ajuda na cadeia econômica da cidade. Só que o maior problema é a burocracia como, por exemplo, para conseguir uma licença ambiental. A gente precisa encontrar um caminho onde possa ter celeridade nessas situações”, argumentou.

O prefeito de Balneário Camboriú (SC), Fabrício Oliveira, destacou o crescimento do Município no Turismo de cruzeiros marítimos. Ele relatou o trabalho feito pela prefeitura para oferecer estrutura aos viajantes. Segundo o gestor, após a adoção de ações desse tipo na sua cidade, a projeção é que a atividade se desenvolva ainda mais no próximo ano. “O turismo cresceu 38% de 2016 para 2017 no Município. Tivemos 80 mil pessoas somente na temporada de cruzeiros. A expectativa é de que 120 mil turistas visitem a cidade na temporada 2018-2019, ou seja, crescimento de aproximadamente 50%.”, informou.

Porto Belo foi outro Município catarinense que teve representação no painel. O prefeito da cidade, Emerso Stein, também relatou os investimentos feitos em infraestrutura urbana para receber os turistas. “O Turismo de cruzeiros é muito relevante para o Município. A gente está desenvolvendo mais ações para a geração de emprego e renda na cidade”, destacou.

O prefeito de Ilhabela, em São Paulo, Márcio Tenório, também considera o Turismo de cruzeiros fundamental para aumentar as receitas da cidade. Para isso, destacou os investimentos realizados no Município. “Ilhabela tem se preparado muito para receber bem o turista. A gente aumentou para a temporada 2018-2019 cerca de 80% das escalas de navio. Quase 200 mil turistas devem apreciar as belezas naturais da nossa cidade”, destacou.


Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas