Home / Comunicação / Prefeitos do Rio Grande do Norte conhecem panorama da Saúde em visita à CNM

Notícias

30/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos do Rio Grande do Norte conhecem panorama da Saúde em visita à CNM

30092019 gestores potiguaresPrefeitos do Rio Grande do Norte viajaram à Brasília em busca de atendimento técnico no lounge municipalista, que fica na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os gestores das cidades de Acari, Tenente Laurentino Cruz, São João do Sabugi, Ipueira e Parelhas passaram a tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, esclarecendo dúvidas e conhecendo detalhes do panorama municipal da Saúde de suas respectivas cidades. Os municipalistas prometeram voltar à entidade na terça-feira para conversar com a área técnica da Assistência Social.

Estiveram na pauta questões que envolvem o financiamento da Saúde, agentes comunitários e de endemias, bloco da Atenção Básica, programa Médicos pelo Brasil, custeio do Sistema Único de Saúde, dentre outros assuntos. O prefeito de Acari, Isaías Cabral, elogiou a qualidade das informações oferecidas pela CNM no atendimento técnico. “A gente conseguiu tratar de programas, problemas e recursos específicos. A CNM possui uma estrutura muito qualificada em todas as áreas da administração pública. A gente chega aqui e consegue ter uma informação precisa”, disse.

Presente no lounge municipalista pela primeira vez, a prefeita de Tenente Laurentino Cruz, Sueleide Araújo, ficou impressionada com as orientações. “Hoje eu descobri que é a CNM que a gente tem que procurar antes de qualquer coisa. Vou levar para o meu Município esse conhecimento e pedir aos meus secretários que estejam em contato frequente com a Confederação”, adiantou a gestora.

Outra gestora estreante no atendimento e que conheceu os conteúdos disponibilizados pela entidade aos seus filiados foi a prefeita de São João do Sabugi, Lydice Brito. “A CNM tem ferramentas importantes que a gente acaba não utilizando. Vou ficar mais atenta e usá-las. Também vou fazer reuniões com secretários e disseminar em outros Municípios. Na próxima reunião da microrregional, vou conversar com outros gestores sobre esses recursos”, contou.

O prefeito de Parelhas, Alexandre Dantas, visita a CNM com frequência. Dessa vez, ele acompanhou a comitiva potiguar para saber novidades em áreas essenciais da gestão. “A minha estada aqui hoje é para saber orientações atualizadas na Saúde, Assistência Social e Educação, principais faixas em políticas públicas do Município. Quero saber o que os técnicos da CNM têm para nos passar. A gente sempre pega o contato dos colaboradores para os nossos coordenadores e secretários municipais competentes”, disse.30092019 vereadores São José do Xingu MS

Por fim, o prefeito de Ipueira, José Morgânio, foi outro chefe do executivo municipal que pretende difundir o que aprendeu no atendimento técnico. “A visita foi muito produtiva. Quero também deixar os nossos outros colegas prefeitos cientes disso”, ressaltou

Vereadores
A CNM recebeu ainda vereadores de São José do Xingu (MT). Os representantes do legislativo municipal conheceram a entidade e as plataformas oferecidas pela CNM como, por exemplo, o Observatório Político e a Plataforma Êxitos. Além disso, receberam esclarecimentos sobre as principais pautas municipalistas.


Por: Allan Oliveira
Fotos: Allan Oliveira e Marco Melo


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas