Home / Comunicação / Prefeitos movimentam sede da CNM em busca de auxílio para fomentar turismo

Notícias

11/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Prefeitos movimentam sede da CNM em busca de auxílio para fomentar turismo

Ag CNMChegar à beira da praia e visualizar uma enorme caravela. Não voltamos à época do descobrimento do Brasil, em 1500, mas o projeto existe e foi apresentado pelo prefeito de São Miguel do Gostoso (RN), José Renato Teixeira de Souza, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 11 de março.

Denominado Memorial do marco do Descobrimento, o projeto tem como objetivo a construção de uma caravela que vai abrigar um auditório, salas de reuniões e uma exposição de artesanato, atividade típica da região. Durante a visita, o gestor buscou orientações com a área internacional da entidade sobre quais caminhos poderia buscar para apresentar o projeto também para a Embaixada de Portugal, em Brasília. “Com esse memorial do marco, vamos movimentar turisticamente o nosso Município durante o ano, com pessoas vindas de todo o Brasil e do mundo. É um projeto grandioso para nossa região e nosso Estado”, complementou o prefeito.

Partilhando a importância de se promover o turismo local, o prefeito de Aratiba (RS), Guilherme Eugênio Granzotto, visitou a sede da CNM em busca de orientações. “Nosso Município está inserido numa região promissora ao turismo, então temos que começar a criar atividades turísticas lá de uma forma bem ordenada, bacana, do jeito que tem que fazer para termos solidez no programa”, disse.

A analista técnica de turismo da entidade, Marta Feitosa, promoveu o atendimento ao gestor. Ela orientou sobre os caminhos possíveis que ele pode buscar para obter recursos que podem auxiliá-lo no fomento do turismo municipal. Por fim, o prefeito reforçou que, começando de uma maneira planejada, a ação dá certo. “O turismo é uma das fontes mais rentáveis para fomentar a economia local. Desafia a comunidade a buscar seus valores tanto na questão cultural quanto na produção e belezas naturais. O turismo é um desenvolvimento que traz muito para as pessoas como bagagens, conhecimento”, complementou.

Ag. CNMSeminário de Governança
Com a temática Capacitação de Investimentos, Promoção e Comercialização de Destinos Turísticos, a CNM promove entre os dias 16 e 18 de abril o III Seminário Nacional de Governança para o Turismo, que acontece no Rio Grande do Norte. Sobre o evento, o prefeito de Ibaí (MG), Larravardierie Batista Cordeiro, aproveitou vinda a Brasília para passar na CNM e tirar dúvidas para que possa se inscrever no evento.

Participante do I Seminário de Governança para o Turismo, em Capitólio (MG), o gestor disse que os retornos positivos para o Municípios, após o Seminário, o incentivam a participar do próximo no Rio Grande do Norte. “Capitólio foi muito favorável e também é muito desenvolvido para o lado do leite e nossa região tem crescido na bacia leiteira. Com certeza, o Rio Grande do Norte é uma região bem mais desenvolvida e que a gente só tem a aprender e a valorizar o que temos no Município”, ressaltou o prefeito.

Já o prefeito de Lençóis (BA), Marcos Airton de Araújo, se reuniu com a analista técnica de turismo da entidade, Marta Feitosa, interessado em levar uma edição do Seminário para a cidade, que é o portal da Chapada Diamantina e possui o conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "Nosso secretário nos representou no evento em Capitólio e foi muito proveitoso. Queremos replicar", explica o gestor. 

Devido o calendário anual e o tempo prévio para organizar o evento, a turismóloga também apresentou ao prefeito outras iniciativas que podem chegar ao Município em prazo mais curto. "Temos o CNM Qualifica, que é uma ótima oportunidade de levar capacitação para os servidores", pontuou. 

Os interessados em participar do III Seminário Nacional de Governança para o Turismo podem se inscrever pelo site Governança para o Turismo. No portal, o participante tem acesso também as outras edições.

Carteira do gestor
Com uma visita rápida, o prefeito de Bertolínia (PI), Geraldo Fonseca Correia, conhecido como Geraldim, veio buscar a carteirinha de prefeito na entidade. “Essa carteira de prefeito me identifica, além de valorizar a CNM, que nos representa nacionalmente”, completa. O documento, impresso a prefeitos de Municípios filiados, permite ao vereador e ao prefeito acesso mais rápido a diversos órgãos do Executivo federal, bem como ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.

Por Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas