Home / Comunicação / Presidente da CNM participa de Congresso Cidades e Gestores em Alagoas

Notícias

13/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Presidente da CNM participa de Congresso Cidades e Gestores em Alagoas

13122019 presidente Arodli AMAO presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participou da abertura do Cidades e Gestores – Congresso e Expo. Promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). A abertura do evento ocorreu na noite desta quinta-feira, 12 de dezembro, com a participação, também, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Durante o discurso, Aroldi fez um resumo da pauta política defendida pelo movimento municipalista no Congresso Nacional. entre elas, a Reforma Tributária, que vai impactar na vida da população brasileira. “Os Municípios através das entidades estaduais e da CNM, tem um papel importante e decisivo nessa proposta da Reforma Tributária para que efetivamente o Brasil possa voltar a crescer na geração e renda da sua população”, disse.

A Reforma política também foi levantada pelo líder municipalista, especialmente na questão das eleições ocorrerem a cada dois anos. “Tivemos ano passado uma eleição, ano que vem temos outra. O custo de uma eleição no Brasil é de U$3 bilhões. Um país como o nosso não suporta isso”, complementa.

Por fim, Aroldi agradeceu e enalteceu a participação e a união dos gestores de todo o país. “Os prefeitos são verdadeiros ouro 18 quilates. Parceiros, companheiros, extremamente dedicados na busca do fortalecimento da gestão local. Porque os Municípios prestam a maior quantidade de serviços públicos à população brasileira. Se nós fortalecemos os Municípios, estaremos beneficiando a população brasileira, especialmente os menos favorecidos”, finalizou.

Já o ministro do STF, Gilmar Mendes, relatou sobre segurança jurídica durante palestra magna na abertura. “A segurança jurídica é um tema importante para o Brasil de hoje. Muita gente reclama de instabilidade. Por isso, trago um pouco da nossa experiência no Supremo Tribunal Federal para dialogar sobre essas questões que são relevantes para os Municípios e para os modelos de gestão”, afirmou.

Na oportunidade, o presidente da AMA, Hugo Wanderley, destacou que esse já é um dos eventos mais importantes. “Já temos inscritos mais de 2,5 mil técnicos que vão participar desse amplo debate sobre gestão pública e direito público nos Municípios”, destacou. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) formalizou a cooperação técnica mútua para qualificação nos Municípios para os direitos das crianças e adolescentes.

Homenagem
Ainda nas primeiras atividades do evento, o presidente da CNM foi homenageado e recebeu a Comenda Municipalista Graciliano Ramos. A honraria leva o nome do alagoano ilustre, ex-prefeito de Palmeira dos Índios, romancista, cronista e jornalista, mundialmente consagrado.

Receberam também a homenagem o desembargador presidente do Ministério Público Estadual (MPE), Alfredo Gaspar de Mendonça; o ex-senador Benedito de Lira; o diretor-presidente Marcos Vieira; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Tutmés Aires; o conselheiro Rodrigo Siqueira recebeu no lugar do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), Otávio Lessa.

Exposição
Além do evento, que tem como finalidade promover a qualificação do gestor municipal, foi inaugurada também a Exposição Cidades e Gestores. Este ano, a exposição se consagra como a maior feira municipalista do Nordeste com uma proposta mais moderna, criativa e tecnológica para explorar a arte e cultura da nossa terra.

Durante os três dias, será mostrada nesse espaço um pouco da cultura local, com apresentações de grupos folclóricos de Alagoas, em uma programação diversificada. O Cidades e Gestores vai até o próximo dia 15 de dezembro.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da AMA


Notícias relacionadas