Home / Comunicação / Presidente da CNM prestigia abertura da Fenachamp, em Garibaldi (RS)

Notícias

04/10/2019

Compartilhe esta notícia:

Presidente da CNM prestigia abertura da Fenachamp, em Garibaldi (RS)

CNMTerra do Champanha. Assim é conhecido o Município de Garibaldi (RS), na Serra Gaúcha, que promove a Festa do Espumante Brasileiro (Fenachamp). A programação da décima sexta edição do evento prevê diversas atividades até 27 de outubro. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, prestigiou a cerimônia de abertura, ocorrida na noite desta quinta-feira, 3 de outubro.

A festa deste ano celebra a excelência dos espumantes brasileiros, que têm 90% de sua produção na Serra Gaúcha, além de enaltecer o reconhecimento e o fortalecimento da bebida nacional no país e no exterior. Durante a solenidade oficial de início das atividades, o prefeito Antonio Cettolin saudou a presença de Aroldi e elogiou o trabalho dele à frente da CNM.

O líder municipalista fez questão de atender ao convite do prefeito por acreditar que a festa é uma oportunidade de divulgar a produção nacional, de movimentar a economia e de consolidar a região como destino turístico. O convite ao presidente da CNM foi feito durante divulgação da festa na sede da CNM, em setembro, com a presença das soberanas da Fenachamp 2019 – a rainha e das princesas.

Na ocasião, Aroldi agradeceu a honraria do prefeito Cettolin, ex-presidente da Federação das Associações dos Municípios dos Rio Grande do Sul (Famurs). “A festa representa a cultura, a beleza do Município de Garibaldi e as potencialidades do Sul do Brasil”, disse o presidente da Confederação, durante o encontro em que o convite foi oficializado. Além dele, outras autoridades prestigiaram a inauguração do evento.

O governador do Estado, Eduardo Leite, também participou da cerimônia e destacou a força que o setor vitivinícola representa para o Rio Grande do Sul, tanto pela representatividade econômica quanto pela importância social. O presidente do Centro Empresarial e Cultural (CEC) e da Fenachamp, Giliano Verzeletti, destacou o reconhecimento que os espumantes de Garibaldi têm conquistado, o que atesta a qualidade.

A festa integrou as edições do Guinness Book de 2013 e 2015, batendo o recorde coletivo mundial. Este ano, as atividades ocorrerão no pavilhão principal do parque da Fenachamp e na Vila Típica Italiana, que ocupa um total de pouco mais de 400 m², e os quiosques que abrigam cursos de degustação de espumante e gastronomia, com aproximadamente 100 m².

O evento reunirá mais de 100 rótulos de espumantes de todo o Brasil e quer atrair os amantes da bebida para apreciar os rótulos, além de vários shows que estão programados. Além das 20 vinícolas participantes, a gastronomia também é destaque da festa. São dezenas de restaurantes, oferecendo mais de 100 opções de pratos quentes, como risotos, massas e carnes; petiscos; doces; saladas e lanches.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas