Home / Comunicação / Prestação de contas de Município piauiense é divulgada através de mural da transparência

Notícias

28/07/2014

Compartilhe esta notícia:

Prestação de contas de Município piauiense é divulgada através de mural da transparência

Pref. Pedro II (PI)

“O recurso é do povo, e ele deve saber como está sendo gasto”, diz prefeita de Pedro II (PI), Neuma Café. A gestora que adotou a uma forma pouco comum de fazer a divulgação das contas, mas que chega a população. Desde 2013, a prefeitura tem publicado as despesas e receitas em um muro, chamado de Mural da Transparência, localizado na principal praça do Município.

No mural também são disponibilizadas outras informações, como por exemplo: saldo em contas bancárias, repasse do Fundo de Participação do Município (FPM), transferências dos governos federal e estadual. Também são apresentados os dados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), convênios da folha de pessoal, diárias, serviços terceirizados, serviços de consultoria, obras e instalações, materiais permanentes e dívidas contratuais.

Segundo contou a prefeita ao portal G1, o mural é pintado todos os meses com informações atualizadas. Ela disse que a iniciativa visa dar acesso ao cidadão às informações sobre as finanças da gestão. “É um resumo de nossas contas e é atualizado a cada 30 dias, quando prestamos contas com a Câmara Municipal. Entendo que o recurso é do povo e ele tem o direito de saber como o seu dinheiro está sendo gasto. Temos o site onde tem a prestação completa, mas poucas pessoas têm acesso à internet”, disse.

Aplicação
A prefeita afirma que prestar contas de sua gestão tem sido comum, e o mural existe desde abril de 2013. A população do Município piauiense, a 195 km de Teresina, aprova a iniciativa. A moradora e empresária, Marlene Rodrigues, reconhece que colocar de forma transparente as contas da administração pública é uma forma louvável de fazer com que as informações cheguem à população. "Antes a gente não sabia como o dinheiro era gasto, onde era investido o Fundo de Participação do Município e com o mural isso acaba sendo colocado de forma clara e sabemos onde os recursos foram aplicados. Esse mural tem atraído a atenção dos turistas também porque não é comum", avaliou.

Mas, para o vereador Marcelo Coleta, o Mural da Transparência deveria ter também outras informações para ter maior clareza na prestação de contas. "Acho importante para o Município poder contar com o Mural, mas ainda falta acrescentar outras informações. Todo mês o mural dá conta de que tem dinheiro em caixa, mas quando há debate na Câmara a questão financeira sempre é discutida e dificuldades são apontadas. Acredito que falta uma clareza maior e a informação exata de todos os gastos", avaliou.
 
Da Agência CNM, com informações do Portal G1

 


Notícias relacionadas