Home / Comunicação / Primeiras atividades do MMM e do InovaJuntos ocorreram na tarde de hoje, em espaço especial

Notícias

25/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Primeiras atividades do MMM e do InovaJuntos ocorreram na tarde de hoje, em espaço especial

25042022 XXIII marcha MMM InovaJuntos 2Dois espaços especiais destinados aos gestores foram reservados nas instalações do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o estande do projeto InovaJuntos e a arena do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM). O pontapé das atividades nesses dois pontos foi dado na tarde desta segunda-feira, 25 de abril, com o destaque para o desafio da mulher na política e a promessa de proporcionar uma experiência a quem passar pelo local.

As fundadoras do MMM, Tania Ziulkoski e Dalva Christofoletti, destacaram os avanços registrados nos últimos cinco anos, inclusive de bons resultados na gestão da Covid-19 por parte das prefeitas, conforme apontou estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e evento internacional ocorrido em 2021. "A luta das mulheres não foi e não é fácil", disse Tania ao mencionar a luta da primeira mulher prefeita do Brasil, Alzira Soriano. 

Ela também relatou sua história pessoal e contou como está fundamentado o MMM. "Nosso movimento é o seguinte, cada entidade estadual indica uma prefeita para fazer parte do grupo de trabalho", explicou. Segundo Tania, dentre as atividades do GT destaca-se a atuação no Congresso Nacional a favor da pauta municipalista. "Durante a pandemia, a CNM fez, semanalmente, pesquisas para saber como estava a Covid-19 nos Estados. A partir daí, vimos que os Municípios administrados por mulheres se destacavam", contou Tania.

40 anos 
Na oportunidade, Dalva Christofoletti fez questão de contar sua trajetória, de mais de 37 anos de municipalismo, e de lembrar de seus 67 anos no movimento municipalista. "Estou há quase 40 anos esperando a reforma tributária e a reforma política. A reforma que traria maior decência a distribuição de recursos a esse país", lembrou. E no auge de seus 85 anos, disse não desanimar e continuar na luta por um futuro melhor e de acreditar na capacidade de cada mulher de construir esse futuro.

25042022 XXIII marcha MMM InovaJuntos 3Ainda no espaço destinado às mulheres, a prefeita Nova Ipixuna (PA), Graça Matos, relatou os desafios do enfrentamento da pandemia da Covid-19 em uma região com tanta peculiaridade. Todo mundo poderia fazer tudo, era uma emergência sanitária mundial, mas o culpado por tudo era o prefeito", desabafou. Segundo a prefeita, médica por formação, muitos Municípios ganhavam por quantidade de mortes, enquanto o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) considera a população. "Nova Ipixuna teve 33 óbitos, apenas, para uma cidade de mais de 16 mil habitantes. Nossa sorte foi ter acesso fácil à capital, mas o mesmo não aconteceu com outros Municípios", pontuou. A prefeita foi uma das prefeitas brasileiras palestrantes no seminário internacional acontecido em dezembro do ano passado. 

Oportunidade

Já a consultora jurídica da CNM Elena Garrido falou sobre o histórico da mulher nos espaços públicos e em cargos eletivos. “Apresentamos as ferramentas necessárias para que elas se sintam motivadas a superar as dificuldades e a enfrentar os enormes problemas, para conseguir atuar dentro no movimento [municipalista]”, resumiu Elena. Segundo ela, assim como a Confederação, o MMM oferece oportunidades por meio da capacitação. 


A consultora da CNM mencionou, como  exemplo, a abrangência do evento Seminário Hispano Luso Brasileiro – Políticas públicas de gênero no contexto da gestão local: enfrentamento à Covid-19ocorrido em dezembro passado. Ao final de sua fala, Elena lembrou que as mulheres são maioria, mas ainda é preciso ter um apoio para que as mulheres cheguem ao poder. Contudo, a capacidade, a dedicação e a interessa de propósito das mulheres são diferenciais e levaram a conquistas de espaços.

25042022 XXIII marcha MMM InovaJuntos 4InovaJuntos
O consultor da CNM Maurício Zanin fez a apresentação do Projeto InovaJuntos. “O projeto é uma das maiores estratégias da organização dos Municípios em termos de inovação”, disse o representante da entidade ao mencionar o objetivo de criar uma rede de interação e de troca de experiência. Inicialmente, "o InovaJuntos está integrando 20 Municípios brasileiros, 12 Municípios portugueses e oito Municípios latino-americanos para construção da rede de compartilhamento de boas práticas”, destacou Zanin.

 

O já selecionado Município de Cascavel (PR) pode apresentar sua experiência durante o lançamento das atividades, na tarde de hoje. Dentre as experiências locais, o prefeito Leonaldo Paranhos da Silva e sua equipe destacaram o programa de Compra Públicas Unificadas, que padroniza o processo de compra para todas as secretarias e promove mais economia, eficiência, celeridade, impessoalidade, transparência, moralidade, modernização administrativa e eficácia no Planejamento das Compras Públicas.

Antes de sua apresentação, no entanto, os participantes foram lembrados de que o prazo para os gestores interessados em estabelecer cooperação técnica internacional se inscreverem no projeto termina dia 30 de abril.

Por Raquel Montalvão
Foto: Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas