Home / Comunicação / Professora de Contabilidade Pública da UnB estreia #ContabilizandoParcerias

Notícias

25/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Professora de Contabilidade Pública da UnB estreia #ContabilizandoParcerias

Ag CNMProfessora da Universidade de Brasília (UnB) da disciplina de Contabilidade Pública e Previdência, Diana Lima convida os contadores municipais a participarem do #ContabilizandoParcerias. No primeiro vídeo da ação, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para incentivar a troca de experiências entre os profissionais durante o fechamento do balanço anual, ela chama atenção para os procedimentos de depreciação e reavaliação de bens móveis e imóveis.

Ela lembra que, entre os bens que fazem parte do patrimônio público municipal, estão aqueles utilizados na execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como mesas e cadeiras de um hospital ou uma escola pública municipal), conhecidos como bens de uso administrativo, classificados contabilmente como Ativo Imobilizado. Esses bens são ainda listados como bens móveis e imóveis e exigem uma série de registros e descrições, estando alguns sujeitos à depreciação, amortização ou exaustão sistemática.

Em razão da complexidade e do detalhamento do documento descritivo, chamado de carteira de imobilizado, os contadores devem estar atentos. Somente com a devida identificação física e os registros contábeis dos bens, a gestão municipal está apta a implementar os demais procedimentos contemplados no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP). Diana destaca que o passo a passo está descrito em Nota Técnica elaborada pela CNM e disponível na Biblioteca.

“É um procedimento que todos nós, contadores, conhecemos muito bem, aprendemos na faculdade e agora temos que implementar em nossos Municípios. Alguns ainda estão planejando essa etapa, mas outros já estão com dificuldades na coleta dos dados”, reconhece, logo na abertura do vídeo. Diante de tantas etapas e critérios a cumprir, fica o convite para os profissionais compartilharem dúvidas, dicas e boas práticas.

Confira a estreia do #ContabilizandoParcerias

Leia mais
CNM convida contadores a compartilharem experiências com balanço municipal

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas