Home / Comunicação / Programa Famílias Fortes fortalece vínculos familiares; Municípios podem manifestar interesse

Notícias

07/05/2020

Compartilhe esta notícia:

Programa Famílias Fortes fortalece vínculos familiares; Municípios podem manifestar interesse

pref FortalezaO Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família, vem desenvolvendo o Programa Famílias Fortes (PFF). Com um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e, consequentemente, comunitários, a iniciativa tem como principal objetivo prevenir situações de risco social, físico ou emocional.

Neste momento de pandemia, o PFF ganha ainda mais importância para as famílias fortalecerem seus laços. Faz parte dos objetivos do programa estimular pais e filhos a desenvolverem suas capacidades comunicação e relacionamentos mais saudáveis. Ganha destaque ainda o apoio mútuo e os cuidados com situações de estresse e influências externas que possam gerar situações de vulnerabilidade e risco social, como uso de drogas.

Para isso, o Famílias Fortes adota metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, que podem ser realizados nos Municípios pela área de educação ou da assistência social. Além do uso dos equipamentos públicos, o método agrega ao trabalho já desenvolvido pelas equipes municipais.

A condução dos trabalhos deve ser feita por um facilitador previamente capacitado, acompanhando as indicações de um manual onde são detalhadas as atividades e de vídeos que abordam as situações a serem trabalhadas com as famílias. No contexto da pandemia do Covid19, o MMFDH está veiculando nas redes sociais pequenos vídeos com parte do conteúdo do Famílias Fortes, ação que pode ser realizada também pelos municípios.

Os Municípios podem manifestar interesse em conhecer o Programa Famílias Fortes.

Da Agência CNM de Notícias

Foto: Prefeitura de Fortaleza


Notícias relacionadas