Home / Comunicação / Programa oferece auxílio e socorro a patrimônio museológico

Notícias

12/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Programa oferece auxílio e socorro a patrimônio museológico

12072019 IbermuseusO Programa Ibermuseus oferece, através do Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico, apoio para ações de assistência e socorro ao patrimônio museológico afetado por inundações, terremotos, incêndios, guerras, ações humanas e outras situações calamitosas que representem dano ou perigo iminente a esses bens. Oferece também para adoção de medidas de conservação preventiva e gestão de riscos que evitem ou minimizem danos a esse patrimônio.

No ano de 2019, serão destinados U$ 30 mil dólares para serem distribuídos entre o conjunto de solicitações que forem contempladas pelo fundo. As instituições museológicas, públicas ou mistas, dos países da comunidade Ibero-Americana, que possuam coleções e acervos museológicos sob sua proteção, encontram-se permitidas para solicitar o apoio.

Os recursos do fundo podem custear ações das seguintes categorias: 1) patrimônio museológico em risco: ações preventivas; 2) patrimônio museológico em situação de emergência.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que, apesar de não ser necessário o fornecimento de contrapartida da instituição solicitante, cabe à mesma, caso haja incidência, o pagamento de qualquer tributo, taxa ou outro imposto sobre o valor do benefício.

A primeira categoria trata de ações de diagnóstico: identificação de riscos, desenvolvimento de planos de gestão de riscos, modelos de gestão de conservação preventiva e capacitação em qualquer dessas áreas; e planos de intervenção: ações para tratar os riscos.

A segunda categoria se refere a iniciativas de assistência técnica: consultorias, relatórios de situação, diagnósticos, capacitação e afins sobre a proteção e salvaguarda de coleções museológicas em situação de emergência após um evento catastrófico; e intervenção pontual: reorganização, recuperação de peças ou espaços afetados por uma emergência devido a um evento catastrófico.

Os solicitantes na primeira categoria têm até o dia 22 de julho para se inscrever por meio do site. Já os interessados na segunda categoria, até o dia 1º de dezembro.

Para mais informações a respeito dessa iniciativa, o interessado pode acessar a convocatória de 2019.

Quer saber como a Confederação pode ajudar a sua gestão da Cultura? Faça parte da Lista de Transmissão da área técnica de Cultura da CNM pelo WhatsApp. Saiba como participar.

Da Agência CNM de Notíciascom informações do Ibermuseus


Notícias relacionadas