Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos cumpre agenda em Belém (PA)

Notícias

25/10/2022

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos cumpre agenda em Belém (PA)

WhatsApp Image 2022 10 25 at 09.27.10A equipe técnica do Projeto InovaJuntos esteve no Município de Belém, no Pará, para a realização do diagnóstico vocacional participativo. Entre os dias 17 e 21 de outubro, a equipe cumpriu a primeira entrega aos Municípios contemplados pela iniciativa. Durante a semana, foram realizadas entrevistas qualificadas com os quatro setores previstos, público, privado, ensino e sociedade civil, além de visitas técnicas a iniciativas municipais exitosas e desafios para a gestão.

Para as entrevistas qualificadas, inicialmente a equipe do Projeto se reuniu com os representantes do setor público, momento que contou com a participação e fala de abertura do prefeito, Edmilson Rodrigues, e de alguns secretários municipais para compartilhar as potencialidades e desafios do Município por meio da ótica do setor.

Durante a entrevista, o secretário da Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep) de Belém, Cláudio Puty, apresentou o plano de governo do Município, denominado Belém Inteligente, compartilhando sobre as ações envolvidas e a expectativa de colaboração do Projeto InovaJuntos. No mesmo dia, a equipe visitou o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promabem) e conheceu sobre a missão do Programa, o papel da Subcoordenação Social, o Programa de Educação Ambiental e Sanitária e as ações realizadas durante os últimos meses do programa.

No dia seguinte, a equipe se reuniu pela manhã com representantes da sociedade civil, momento no qual os munícipes compartilharam sobre sua visão em relação a viver em Belém. À tarde, a equipe ouviu um pouco das perspectivas dos representantes do setor de ensino sobre a qualidade da educação em Belém e seus principais desafios e potenciais.

Durante outra etapa do projeto, foi entrevistado o setor empresarial, que contou com a participação de representantes de diversos setores atuantes no Município, como uma beneficiária do programa de incentivo ao empreendedorismo feminino, o Donas de Si, um empresário atuante no ramo gráfico e um representante do fórum economia solidária de Belém a fim de se entender mais a respeito da economia local na visão dos empreendedores. A equipe conheceu a Universitec, programa implementado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e voltado para a incubação de empresas de base tecnológica.

Para finalizar a agenda no Município, no quarto dia de visita, a equipe esteve na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental (Funbosque), que é uma escola municipal que atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e o Ensino Médio Técnico Profissionalizante, tendo como foco principal a prática pedagógica da Educação Ambiental.

Projeto InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Conheça mais em inovajuntos.cnm.org.br

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas