Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos é apresentado durante Roda de Conhecimento

Notícias

07/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos é apresentado durante Roda de Conhecimento

07012020 roda de conhecimento cnm inova juntoA promoção de um trabalho em conjunto buscando objetivos convergentes e que envolvam diversos atores do cenário internacional. Este é um dos conceitos de cooperação internacional apresentada durante a Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 7 de janeiro. Entre os projetos promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) está o InovaJuntos.

Um projeto de cooperação triangular com Municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos, o InovaJuntos visa a contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU). “É preciso perceber que a cooperação internacional pode trazer inúmeros benefícios para os Municípios e pode ser realizada de forma simples. É preciso que o Município tenha uma agenda interna que estabeleça metas para cooperar naquilo que pode ser útil para as localidades e utilize a cooperação como ferramenta para trabalhar em prol dos objetivos da gestão municipal”, disse uma das assessoras internacionais do projeto na CNM, Lorenna Cavalcante.

O projeto conta com o apoio financeiro da União Europeia e a parceria do Centro de Estudos Sociais de Portugal. Na oportunidade, serão selecionados quatro Municípios brasileiros para atuarem em quatro clusters temáticos, que contarão com a participação também de 12 Municípios portugueses. Ou seja, os clusters temáticos vão possibilitar que grupos de Municípios com temáticas em comum cooperem entre si.

“Para realizar isso, vamos trabalhar identificando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos Municípios e auxiliando no fortalecimento do Desenvolvimento Urbano sustentável. Além disso, vamos estabelecer e conectar espaços de inovação territorial nas cidades brasileiras selecionadas”, complementa uma das assessoras internacionais do projeto na CNM, Rhaellyse Gonçalves.

Como participar
Podem participar do projeto Municípios e/ou Consórcios Públicos municipais ou intermunicipais que tenham interesse em ser beneficiários do Projeto InovaJuntos e atendam a critérios e requisitos estabelecidos no edital. Entre os requisitos está o de que o Município deve ser filiado à CNM ou, no caso de Consórcio público municipal ou intermunicipal, com todos os Municípios integrantes filiados à CNM.

Para participar, os representantes de Municípios - prefeito ou indicado pelo prefeito - interessados devem realizar o cadastro do Município até o dia 31 de janeiro de 2021. Os interessados devem estar atentos às normas contidas no edital de participação disponível do portal do InovaJuntos. No site do projeto, deve preencher um formulário dinâmico do processo seletivo. Ao final, você receberá um e-mail de comprovação com todas as informações enviadas.

No ato da inscrição, o gestor deve escolher um dos clusters temáticos: Desenvolvimento econômico e inovação; Desenvolvimento territorial e consórcios; Cidades verdes e mudanças climáticas; e espaços inclusivos e inovação cultural e social. Os grupos vão trabalhar temas transversais: equidade de gênero; boa governança; sustentabilidade ambiental; inovação; democracia local e participação social; diálogo com crianças e jovens.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas