Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos: etapa de entrevistas com candidaturas brasileiras começa hoje

Notícias

01/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos: etapa de entrevistas com candidaturas brasileiras começa hoje

01032021 inovajuntos

A etapa de entrevistas das 47 candidaturas brasileiras classificadas no processo de seleção do Projeto InovaJuntos começa nesta segunda-feira, 1º de março. A iniciativa de Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal, com financiamento da União Europeia.

O objetivo do projeto é fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas municipais, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU). Assim, até o próximo dia 12 de março, o Comitê Julgador fará as entrevistas remotas com os candidatos. Serão avaliados oito critérios a partir das propostas apresentadas por Municípios e consórcios, se são eles:

  1. Relação com o cluster temático;
  2. Caráter inovador;
  3. Relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana;
  4. Metodologia de monitoramento e avaliação;
  5. Meios de informação e comunicação;
  6. Resultados e impactos;
  7. Capacidade de adaptabilidade e replicabilidade; e
  8. Relação com os valores transversais do projeto.

Informações sobre o comitê – formado por técnicos da CNM e da CES – e sobre o processo de avaliação constam no Documento de Estruturação do Comitê Julgadora da Avaliação do Processo de Seleção para a Fase 01 do Projeto para maior transparência em relação os itens dispostos no edital. Após as entrevistas, os quatro Municípios e/ou consórcios públicos selecionados serão divulgados no dia 17 de março. 

A partir dos projetos selecionados, os Entes serão alocados em quatro grupos temáticos, que serão os clusters do projeto, Desenvolvimento Econômico e Inovação; Desenvolvimento Territorial e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas; Espaços Inclusivos e Inovação Cultural e Social. A Fase 02 está prevista para o segundo semestre, com a abertura de dois novos processos de seleção: para selecionar 16 Municípios e/ou consórcios públicos e para classificar oito Municípios latino-americanos.

Processo 
O CES é parceiro da entidade na implementação do Projeto, que conta com o financiamento da União Europeia, realizou a etapa de entrevistas do Processo de Seleção Português entre 15 e 23 de fevereiro.

A CNM orienta os Municípios e consórcios, não classificados ou que não conseguiram participar da seleção desta fase, que continuem a acompanhar o site da entidade e o site oficial do Projeto para pleitearem outras oportunidades de cooperação. Também recomenda acesso à cartilha A Importância do Protagonismo dos Municípios na Cooperação Internacional em um Mundo Globalizado. 

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas