Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos finaliza missão técnica presencial em Portugal

Notícias

22/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos finaliza missão técnica presencial em Portugal

221121 inovajuntosNa última semana, entre os dias 15 e 19 de novembro, a equipe do projeto InovaJuntos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve em Portugal para a realização da primeira missão técnica presencial do Projeto. A missão foi realizada na cidade de Lisboa e contou, ao longo da semana, com representantes do parceiro de implementação do projeto, Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, membros da OFICINA - uma empresa contratada pelo CES e representantes das entidades portuguesas participantes do Projeto.

Todas as reuniões e visitas foram acompanhadas pelo prefeito do Município de Santarém, no Pará e 1° tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, e a representante do Município no Projeto e Chefe do núcleo de planejamento de políticas públicas, Roselene Andrade. Eles participaram como representantes dos Municípios Brasileiros participantes e foram selecionados para estarem na missão técnica por terem sido o Município mais bem pontuado na primeira fase do processo seletivo.

Durante as reuniões internas entre as equipes da CNM, do CES e de Portugal, discutiu-se a readaptação das ações do Projeto, ajustadas às retomadas das viagens presenciais, bem como as ações de comunicação e interação internas que serão seguidas até o fim do Projeto. Na agenda da missão detalhada abaixo, também se discutiu acerca das ações de transparência e governança que serão tomadas a partir de então.
Na segunda-feira, 15, a equipe da CNM e do CES iniciou a agenda de reuniões com a apresentação presencial das equipes, nivelamento das ações do Projeto e início das discussões acerca das ações a serem implementadas em 2022.

Na terça-feira, 16, as equipes realizaram visita técnica ao Município de Cascais, onde tiveram a oportunidade de conhecer o projeto C2 - CENTRO DE COMANDO e as ações de aproximação com a população por meioCascais de soluções tecnológicas. As equipes foram recebidas pelo vereador (equivalente a secretário municipal) de Cascais, Francisco Mendes Correia Kreye, e a equipe de responsáveis pela gestão das ferramentas tecnológicas do Município. A visita faz parte das ações do Projeto para compartilhamento de boas práticas municipais de modo a identificar exemplos bem-sucedidos que podem ser trazidos para serem implementados nos Municípios brasileiros participantes.

Na quarta-feira, 17, a equipe realizou uma reunião com as entidades portuguesas selecionadas. O encontro contou com a participação de representantes do CES e da CNM, dos Municípios de Lisboa, Valongo, Coimbra, Cascais, Oeiras, Olhão e AMAL, bem como representantes do Baldio de Ameixieiras e Cales e do Baldio Estrela Sul. O objetivo da reunião foi o planejamento e o alinhamento de ações para as missões e intercâmbios técnicos presenciais a serem realizados no próximo ano.

OeirasNa quinta-feira, 18, as equipes foram recebidas pelo Município de Oeiras, onde puderam conhecer o Oeiras Valley e o TagusPark, um parque de ciência e tecnologia implementado no Município, com foco no conhecimento, empreendedorismo e em inovações tecnológicas. A equipe foi recebida pelo vice-presidente da Câmara Municipal (equivalente a vice-prefeito) de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, e os representantes do Município no Projeto. A visita também faz parte das ações do Projeto para compartilhamento de boas práticas municipais de modo a identificar exemplos bem-sucedidos que podem ser trazidos para serem implementados nos Municípios brasileiros participantes.

No último dia da missão técnica, 19, a equipe da CNM e do CES se reuniu para finalização das discussões sobre os próximos passos do Projeto, quando foram definidas as ações a serem realizadas no início do próximo ano e o documento para estabelecimento do Comitê de Governança, que guiará a interação entre as duas entidades.

Projeto InovaJuntos
A iniciativa é implementada pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais. Para saber mais sobre o InovaJuntos, acesse aqui

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas