Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos inicia atividades de diagnóstico vocacional participativo em Santarém (PA)

Notícias

11/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos inicia atividades de diagnóstico vocacional participativo em Santarém (PA)

IMG 20220410 WA0079A equipe do Projeto InovaJuntos deu início à primeira visita técnica para a implementação da metodologia de diagnóstico vocacional participativo, atividade que será realizada nos 20 Municípios brasileiros selecionados. A primeira missão para construção desse diagnóstico ocorre até o dia 14 de abril em Santarém (PA), que é um dos quatro Entes selecionados na 1ª fase do projeto.

O diagnóstico vocacional participativo é uma entrega prevista pelo InovaJuntos para fomentar o fortalecimento das capacidades institucionais dos Municípios, promover o desenvolvimento urbano sustentável em seus territórios e construir soluções conjuntas para os desafios municipais.

Atividades realizadas
Durante os primeiros dias da missão, o objetivo foi promover contato direto com a comunidade e ouvir as perspectivas dos munícipes sobre as melhorias que devem ser implementadas no Município. No último sábado, 9 de abril, a equipe visitou comunidades ribeirinhas locais na região da Várzea, onde foram ouvidas as demandas das comunidades que utilizam a pesca do Pirarucu, peixe tradicional da região e considerado a principal fonte de renda.

Outras duas comunidades tradicionais foram visitadas no dia seguinte: a Vila Coroca e a Comunidade de Urucureá. Ambas têm o turismo sustentável e o artesanato como as principais fontes de renda. Durante as visitas às comunidades, foram elencadas as necessidades locais de mudanças para potencializar o desenvolvimento na região e apresentadas as principais carências da população. O prefeito do Município de Santarém, que também é presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e 1º tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Nélio Aguiar, acompanhou as atividades.

Ao longo da semana, a equipe do Projeto continuará na cidade concluindo uma agenda de atividades fundamentais para a construção do diagnóstico vocacional. Entre as ações contempladas na agenda, será realizada uma reunião com os secretários municipais, com os representantes comerciais, entidades religiosas, centros de ensino e representantes de conselhos municipais.

O Projeto
O InovaJuntos é um projeto realizado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e com o apoio financeiro da União Europeia (EU). A iniciativa terá como beneficiários diretos 20 Municípios brasileiros e 20 estrangeiros, sendo 12 portugueses e 8 latino-americanos para o fomento da cooperação internacional triangular com o foco no desenvolvimento do potencial vocacional dos Entes locais.

Inscrições abertas
O Projeto InovaJuntos está com inscrições abertas para a 2ª fase do edital de seleção dos Municípios e/ou consórcios municipais brasileiros. Clique aqui para saber mais informações sobre a iniciativa. 


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas