Home / Comunicação / Projeto InovaJuntos realiza diagnóstico vocacional participativo de Andradas (MG)

Notícias

26/09/2022

Compartilhe esta notícia:

Projeto InovaJuntos realiza diagnóstico vocacional participativo de Andradas (MG)

AndradasA Confederação Nacional de Municípios (CNM), por meio da equipe do Projeto InovaJuntos, esteve em Andradas, Minas Gerais, entre os dias 19 e 23 de setembro, para uma série de entrevistas qualificadas com representantes de diferentes setores da sociedade, a fim de se identificar as potencialidades e desafios do Município. A ação faz parte da realização do Diagnóstico Vocacional Participativo, uma entrega do projeto aos Municípios e Consórcios Públicos selecionados.

Para as entrevistas qualificadas, inicialmente a equipe do Projeto se reuniu com os representantes do setor público, momento que contou com a participação dos secretários municipais e da prefeita de Andradas, Margot Pioli, para avaliar as potencialidades e desafios do Município por meio da ótica do setor. Após isso, foram entrevistados representantes da sociedade civil, em que os munícipes compartilharam sobre sua visão em relação a viver em Andradas.

No segundo dia, foi entrevistado o setor de ensino, que contou com a participação de diretoras e professoras das escolas municipais e estaduais do Município. Mais tarde, no mesmo dia, foi entrevistado o último setor da metodologia do Diagnóstico, o setor produtivo, a fim de se entender mais a respeito da economia local na visão dos empreendedores.

Além das entrevistas qualificadas, a equipe também conheceu algumas boas práticas relacionadas às diversas áreas da gestão municipal. Dentre as visitas técnicas realizadas, destacam-se o aterro sanitário, que atende, por meio de consórcio, Andradas e mais 6 Municípios ao redor; o Pico do Gavião, local turístico onde ocorrem diversas competições de voo de asa delta e de paraglider; o Caminho da Fé, rota de turismo religioso por onde passam diversos peregrinos diariamente; uma das produtoras que colaboram para que Andradas concentre a maior produção de rosas em estufa do país, e duas vinícolas, importantes fontes de economia e turismo para o Município.

A visita ao Município foi finalizada na sexta-feira, 23, com a oficina de validação, que foi uma devolutiva realizada junto aos participantes das entrevistas e a Prefeita de Andradas, Margot Pioli, para a apresentação e validação das informações colhidas e analisadas.

O InovaJuntos
O projeto é implementado pela CNM em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, em Portugal, e conta com o financiamento da União Europeia. A proposta é promover inovação nas políticas públicas municipais.

Saiba mais sobre o Projeto InovaJuntos em: https://inovajuntos.cnm.org.br/

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas