Home / Comunicação / Projeto oferece a jovens mais de seis mil capacitações gratuitas na área de TICs

Notícias

15/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Projeto oferece a jovens mais de seis mil capacitações gratuitas na área de TICs

imagesUma oportunidade para ajudar a inserir jovens no mercado de trabalho. Foram disponibilizadas 6.096 vagas gratuitas para cursos on-line de programadores de sistemas, web e dispositivos móveis. Interessados com no máximo 29 anos de idade podem se inscrever até 11 de abril. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da criação de oportunidade para esse público nos segmentos de Inovação e Tecnologia.

As capacitações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do projeto-piloto Qualifica+Emprega, parceria dos Ministérios da Educação (MEC) e da Economia. Cada curso terá duração de 200 horas, sendo contemplados nesse primeiro momento jovens das regiões metropolitanas de Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas.

Os cursos são ministrados por sete instituições que foram selecionadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. A inscrição deve ser realizada na plataforma EduLivre. A página disponibiliza informações sobre os cursos ofertados e o mercado de trabalho para essa área.

Os interessados devem responder ao questionário que pode ser acessado em uma trilha no portal. Os melhores desempenhos dos inscritos em cada uma das cidades contempladas nessa primeira etapa irão receber e-mail para confirmar a matrícula. A mensagem será enviada pela instituição ofertante da vaga.

Juventude na pandemia
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens brasileiros são os mais afetados pelo desemprego no país, sendo que a desocupação afeta um a cada quatro jovens com idade entre 14 e 29, número bem acima da média nacional. A falta de qualificação é o principal empecilho de entrada e manutenção de profissionais nessa área de atuação.

Inovação e Municípios Inteligentes
A CNM disponibilizou material para orientar os prefeitos e demais agentes municipalistas sobre o esse tema com foco no contexto municipal. A Cartilha denominada Novos Gestores 2021-2024 Inovação e Municípios Inteligentes pode ser acessada na Biblioteca Digital da entidade. Confira aqui.

 

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas