

16/03/2020
Projetos municipais, que estão entre os vencedores do III Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, foram divulgados no início deste mês. A premiação será durante Seminário Regional de Ouvidoria - Norte, de 6 a 8 de maio, em Manaus (AM). Promovido pela Rede de Ouvidorias da Controladoria-Geral da União (CGU). O concurso buscou estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todos os níveis da federação do país.
As concorrentes apresentaram aprimoramento do controle social, ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e melhoria na prestação de serviços públicos. As experiências foram inscritas nas categorias: desenvolvimento de capacidade institucional, promoção da simplificação e desburocratização, fomento à participação e ao controle social e tecnologia na Ouvidoria. Já, as avaliações consideraram criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, simplicidade e facilidade de replicação.
Das 69 boas práticas inscritas, a prefeitura de Santos (SP) ficou em primeiro lugar na “Promoção da simplificação e desburocratização” com o Projeto Ouvidoria Presente; e o terceiro lugar ficou com Recife (PE) com o projeto “A influência da Ouvidoria no projeto Traffic Calming”. Outras iniciativas municipais também foram premiadas, como por exemplo, o Projeto “Fiscale – Um facilitador na Gestão Municipal”, de Esteio (RS), na categoria “Tecnologia na ouvidoria”.
O projeto “Ouvidoria, integridade e governança em um mundo contemporâneo” de Pindamonhangaba (SP) também está entre os premiados. Lançado em 2019, o concurso permitiu que ouvidorias de todo o país compartilhassem com a rede as suas boas práticas. As práticas foram avaliadas e julgadas por comissões de julgamento, formadas por três membros. Os participantes receberam notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ouvidorias.gov