Home / Comunicação / Projetos municipais estão entre os vencedores do III Concurso de Boas Práticas da Rede

Notícias

16/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Projetos municipais estão entre os vencedores do III Concurso de Boas Práticas da Rede

16032020 CGU boas praticas ouvidoriasProjetos municipais, que estão entre os vencedores do III Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, foram divulgados no início deste mês. A premiação será durante Seminário Regional de Ouvidoria - Norte, de 6 a 8 de maio, em Manaus (AM). Promovido pela Rede de Ouvidorias da Controladoria-Geral da União (CGU). O concurso buscou estimular, reconhecer e premiar iniciativas desenvolvidas pelas ouvidorias públicas de todos os níveis da federação do país.

As concorrentes apresentaram aprimoramento do controle social, ampliação dos espaços e canais de participação social na gestão e melhoria na prestação de serviços públicos. As experiências foram inscritas nas categorias: desenvolvimento de capacidade institucional, promoção da simplificação e desburocratização, fomento à participação e ao controle social e tecnologia na Ouvidoria. Já, as avaliações consideraram criatividade e inovação, custo-benefício, efetividade, simplicidade e facilidade de replicação.

Das 69 boas práticas inscritas, a prefeitura de Santos (SP) ficou em primeiro lugar na “Promoção da simplificação e desburocratização” com o Projeto Ouvidoria Presente; e o terceiro lugar ficou com Recife (PE) com o projeto “A influência da Ouvidoria no projeto Traffic Calming”. Outras iniciativas municipais também foram premiadas, como por exemplo, o Projeto “Fiscale – Um facilitador na Gestão Municipal”, de Esteio (RS), na categoria “Tecnologia na ouvidoria”.

O projeto “Ouvidoria, integridade e governança em um mundo contemporâneo” de Pindamonhangaba (SP) também está entre os premiados. Lançado em 2019, o concurso permitiu que ouvidorias de todo o país compartilhassem com a rede as suas boas práticas. As práticas foram avaliadas e julgadas por comissões de julgamento, formadas por três membros. Os participantes receberam notas de 0 a 10 em cada um dos quatro critérios de avaliação.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ouvidorias.gov


Notícias relacionadas