Home / Comunicação / Projetos sociais são apresentados aos gestores da região Sudeste

Notícias

26/01/2021

Compartilhe esta notícia:

Projetos sociais são apresentados aos gestores da região Sudeste

26012021 JasminMaduenoGestores da região Sudeste foram apresentados, nesta terça-feira, 26 de janeiro, a iniciativas sociais e projetos promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Uma delas é o Projeto UniverCidades, que, em parceria com a União Europeia, visa a contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.

A analista técnica do projeto UniverCidades na CNM, Jasmim Madueno, apresentou a plataforma digital. “Uma das metas é fazer a gestão do conhecimento. O projeto acontece através da plataforma online UniverCidades e conta com cursos, repositório digital de documentos e arquivos de interesse dos Municípios e gestores. São publicações da CNM e também de outros parceiros que atuam na área e se preocupam em fortalecer a gestão”, disse.

Dentro do projeto, está o Prêmio MuniCiência, que traz boas práticas municipais e iniciativas implementadas em diversos Municípios. O MuniCiência é destinado a gestores municipais, com o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos gestores nas cinco regiões do Brasil. São soluções inovadoras que podem ser soluções também para seu Município através de lógicas simples, mas que podem fazer a diferença”, complementou Jasmin.

As diversas iniciativas estão disponíveis no portal do Prêmio Municiência. “Se você tem alguma boa prática, acesse o nosso site e faça o cadastro no nosso banco de dados”, finalizou a analista reforçando duas iniciativas da região Sudeste que foram vencedoras do MuniCiência. Uma é de Vitória (ES): Multar não dará mais ganhos a fiscais. Cooperar sim! e a de Monteiro lobato (SP): Cidade Inteligente, Humana e Encantada - CIHE 2030.

Projeto InovaJuntos
26012021 ZaninAlém de boas práticas compartilhadas nacionalmente, por meio do Projeto MuniCiência, a CNM traz para os gestores municipais a oportunidade de buscar experiências fora do país. A ação faz parte do Projeto InovaJuntos, que visa a fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os selecionados e partindo das vocações identificadas nos territórios.

“Nós podemos buscar experiências fora e incorporar as positivas na sua realidade, mesmo que seu Município seja do interior, ou também de Municípios maiores. O importante é que nós precisamos que isso seja uma agenda de apoio na sua agenda local. Vamos buscar as práticas inovadoras que podem te auxiliar nisso, no desenvolvimento de agendas internacionais, na implementação delas e na captação de recursos também internacional”, iniciou o supervisor da área Internacional da CNM, Maurício Zanin.

Para apoiar os Entes locais nessa missão, a CNM atua em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) de Portugal e o financiamento da União Europeia. Entre os objetivos está o de fortalecer o desenvolvimento urbano por meio do fomento da inovação nas políticas públicas e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).

“Os Municípios selecionados vão trocar boas práticas em diferentes clusters: desenvolvimento econômico e inovação; desenvolvimento territorial e consórcios; cidades verdes e mudanças climáticas; e espaços inclusivos e inovação cultural e social”, lembra Zanin.

Para participar do processo seletivo, o gestor deverá acessar o site do Programa e conferir o edital na íntegra. No site também é disponibilizado um formulário, em que poderão se inscrever Municípios filiados à CNM. “Fique atento, gestor, porque o prazo de inscrição vai até o próximo dia 31 de janeiro. Essa é a chance de você estar conosco no período de três anos atuando na cooperação internacional”, alerta o supervisor.

Por fim, Maurízio Zanin ressalta que durante o projeto não há transferência de recursos, mas capacitação e diagnóstico. “A sua equipe e vocês vão para estes países conhecerem as experiências de lá e voltam com as boas práticas para seus Municípios”.

Cartilhas Novos Gestores
Para orientar a gestão municipal, a CNM disponibiliza uma série de cartilhas para os gestores municipais que estarão à frente no mandato 2021-2024. Os conteúdos estão disponíveis na Biblioteca Virtual da CNM.

Leia Mais:
Novos Gestores: CNM apresenta as principais plataformas na área de transferências voluntárias

Tema destaque dos Novos Gestores, Previdência pautará diversos evento do CNM Qualifica

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas