Home / Comunicação / Publicação no DOU prorroga prazos para Municípios aprovarem Plano de Mobilidade Urbana

Notícias

20/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Publicação no DOU prorroga prazos para Municípios aprovarem Plano de Mobilidade Urbana

20112019 transito e mobilidade EBCO Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 20 de novembro, trouxe alterações na Lei 12587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Entre as alterações, a Medida Provisória 906/2019 traz a prorrogação do prazo para que os Municípios elaborem e aprovem o Plano para o dia 12 de abril de 2021. Por se tratar de uma MP, o texto produz efeitos imediatos, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para que seja transformado em lei.

Devem elaborar e aprovar o Plano de Mobilidade Urbana os Municípios com mais de 20 mil habitantes e todos os que integrem regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas com população total superior a um milhão de habitantes.

A medida atende pleito da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que promoveu diversas reuniões com o Ministério de Desenvolvimento Regional, quando pedia urgência na prorrogação do prazo. Pesquisa realizada pela entidade em 2015 mostra que apenas 7% dos Municípios possuíam o Plano Municipal de Mobilidade, sendo que 70% o elaboraram com recursos próprios e 60% não o fizeram por falta de recursos técnicos ou financeiros.

Medida Provisória
A publicação cita ainda que o Plano de Mobilidade Urbana elaborado pelos Municípios deve ser integrado e compatível com os planos diretores e, quando couber, com os planos de desenvolvimento urbano integrado e os planos metropolitanos de transporte e mobilidade urbana. Além disso, os Municípios devem informar à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Caso os Municípios não aprovem o Plano dentro do prazo, ficam impedidos de receber recursos do Orçamento Geral da União (OGU) consignados à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional até que seja cumprida a exigência prevista nesta Lei.

Confira o histórico da luta da CNM
CNM reforça urgência em prorrogar prazo dos planos de mobilidade com pasta do governo federal 

Secretário Nacional de Mobilidade recebe CNM para tratar de Acordo de Cooperação

Por: Lívia Villela

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas