
Notícias
31/01/2023
Questões ambientais pautam reunião da CNM com a delegação da Suécia em Brasília
Colaboradores da Confederação Nacional de Municípios (CNM) receberam na sede da entidade a delegação da Suécia, representada por membros da Embaixada daquele país e da Agência Sueca do Ambiente (Naturvårdsverket, Sepa). O encontro em Brasília teve como objetivo apresentar a atuação da entidade em prol dos Municípios brasileiros após abordagem discutida na reunião em relação ao contexto geográfico, socioeconômico e ambiental do Brasil.
Os colaboradores da CNM também destacaram as ações da entidade para o fortalecimento da gestão municipal visando à implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no país. Nesse contexto, mostraram as ferramentas de acesso livre produzidas pela Confederação para o apoio às políticas públicas como, por exemplo, o Observatório dos Lixões e a Mandala Municipal.
Já os representantes da Suécia abordaram as ações da Sepa, que é uma agência governamental fundada em 1967 e responsável pelas questões ambientais e realiza missões internacionais representando o governo Sueco e a União Europeia. A atuação consiste em desenvolver relacionamentos e iniciativas colaborativas com diferentes atores brasileiros nos níveis federal e municipal e com os setores privado e acadêmico nas áreas de saneamento e meio ambiente.
Projetos
A reunião ainda foi a oportunidade de apresentar projetos já desenvolvidos em Municípios brasileiros e no Distrito Federal, com foco na capacitação de gestores municipais, combate ao desperdício de alimentos como forma de minimizar a geração de resíduos orgânicos e prevenção ao lançamento de resíduos no oceano. Os participantes citaram uma iniciativa piloto que trata da biodigestão anaeróbia com foco na produção de biogás.
A Suécia é apontada como um país de vanguarda na política ambiental. A nação tem alguns dos objetivos mais ambiciosos do mundo de redução de emissões de gases de efeito estufa e é modelo em aspectos como energias renováveis, reciclagem e bairros sustentáveis.
Além disso, os suecos querem se tornar um dos primeiros países do mundo a serem neutros em emissões de carbono até 2045. Para isso, pretendem eliminar os combustíveis fósseis da sua matriz energética. A capital, Estocolmo, assumiu a missão de chegar a esse objetivo ainda mais cedo, em 2040.
Estiveram na reunião pela Confederação a Gerente de Sustentabilidade Claudia Lins, os analistas técnicos de Meio Ambiente, Jomary Serra; e de Saneamento, Pedro Duarte; e os consultores Maurício Zanin, Natasha Comasseto, Elisa Schoenell e Celina Mendes. Alexander Eriksson e Ana Carolina Bussacos representaram a Embaixada da Suécia. Por sua vez, a Sepa marcou presença com o Diretor da unidade internacional, Petter Mahrs, e representantes do Departamento internacional, Åsa Rensvik e Nadya Nadezda Maslova. Confira a Galeria de Fotos.
Notícias relacionadas


