Home / Comunicação / Reconhecido Estado de Calamidade Pública em Xanxerê (SC)

Notícias

23/04/2015

Compartilhe esta notícia:

Reconhecido Estado de Calamidade Pública em Xanxerê (SC)

Ag. BrasilEm decorrência dos fortes tornados que atingiram Xanxerê e Ponte Serrada, ambos em Santa Catarina, o governo federal reconheceu oficialmente os decretos de anormalidade dos Municípios. A portaria faz parte da edição desta quinta-feira, 23 de abril, no Diário Oficial da União (DOU).

O Município de Xanxerê foi o mais afetado dos dois. No início desta semana, ventos de até 250km/h arrancaram telhas, derrubaram casas e destruíram diversas construções. Os estragos foram tão fortes que a cidade decretou Estado de Calamidade Pública.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tentou entrar em contato com a prefeitura em busca de novas informações. Porém, não obteve sucesso. Há indícios de que a falta de energia tenha afetado também o sistema telefônico na cidade.

De acordo com boletim emitido pela secretaria de Defesa Civil do Estado, em Xanxerê mais de 2.100 pessoas ficaram desalojadas, 186 desabrigadas e 100 feridas. Até o momento, foram oficializadas duas mortes.

Mais de 3.900 casas e um total de 10 edificações públicas foram atingidos pelo tornado. Os prejuízos causados pelo fenômeno ultrapassam R$ 45 milhões no setor privado e R$ 12 milhões na área pública. A prioridade agora é retomar os serviços essenciais como fornecimento de energia e volta às aulas.

Ponte Serrada

Em Ponte Serrada, os efeitos do tornado não foram tão intensos. Porém, segundo informações divulgadas pela prefeitura cerca de 40% do Município foi afetado. Em função disso, a cidade decretou Situação de Emergência, também reconhecida pelo governo federal.

Com pouco mais de 11 mil habitantes, o fenômeno danificou 400 casas, deixando 150 pessoas sem moradia e três feridas.



 


Notícias relacionadas