Home / Comunicação / Reinserir: CNM e Senapred estudam alternativas para levar o projeto para mais Municípios do Brasil

Notícias

16/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Reinserir: CNM e Senapred estudam alternativas para levar o projeto para mais Municípios do Brasil

Captura de Tela 2020 06 16 as 16.52.54O projeto Reinserir foi apresentado nesta segunda-feira, 15 de junho, para uma equipe da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), do Ministério da Cidadania. A secretaria manifestou interesse de, por meio de uma parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), levar o projeto para mais Municípios brasileiros.

Durante a apresentação, foram destacados o cenário encontrado na região, as ações realizadas com os 14 Municípios que integraram o Projeto e os principais resultados alcançados nos quatro anos de execução. Entre eles, a aprovação de leis de incentivo a Reinserção Social nos Municípios, elaboradas a partir de um estudo encomendado pelo Projeto. Como encaminhamento da reunião, as entidades formaram um grupo de trabalho para buscar alternativas que possibilitem implementar o Reinserir em outras regiões do Brasil.


A apresentação, por videoconferência, foi realizada pelos consultores da CNM, Eduardo Stranz, Rosângela Ribeiro, Mariana Barreto e Sarah Buogo, integrantes da equipe responsável por implementar e executar o projeto Reinserir de 2015 a 2018. Também contou com a participação do prefeito de Barra de Santa Rosa (PB), Jovino Pereira Nepomuceno Neto, que fez um relato sobre o legado do projeto para o seu Município. Barra de Santa Rosa foi um dos Municípios a aprovar leis de incentivo a reinserção social.

Representando a Senapred estiveram presentes o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, a diretora nacional de Prevenção, Cuidados e Reinserção Social, Cláudia Gonçalves Leite e a coordenadora-geral de Cuidados e Reinserção Social, Deborah Domiceli.

 

O Projeto Reinserir

O Projeto Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir) foi executado pela CNM, com financiamento da União Europeia. A iniciativa foi desenvolvida de 2015 a 2018, na 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba e contou com a participação 12 Municípios da região, mais Olivedos (PB) e Carnaúba dos Dantas (RN). O Projeto atuou com o objetivo de fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas.

 

 Por Sarah Buogo
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas