Home / Comunicação / Representante da CNM fala de boas práticas brasileiras em Semana Europeia de Regiões e Cidades

Notícias

10/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Representante da CNM fala de boas práticas brasileiras em Semana Europeia de Regiões e Cidades

Ag CNMApresentar o que o Brasil tem feito de melhor no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi o que fez o 1 º tesoureiro da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Souto, que representa a entidade na Semana Europeia de Regiões e Cidades. O evento ocorre em Bruxelas, na Bélgica. O gestor, prefeito de Manaquiri (AM), participou, nesta terça-feira, 9 de outubro, da sessão sobre a Localização dos ODS, promovida pela iniciativa ART do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART Pnud).

Já na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, Souto acompanhou o Encontro Global do Projeto de Cooperação Urbana Internacional. A mesa reuniu todos os pares de cidade que participam do projeto. A CNM faz parte do Programa, atuando como HelpDesk para a América Latina e Caribe.

AG cnm“A nossa missão aqui neste evento nos traz realmente a certeza de que no Brasil, com tantas adversidades, precisamos cada vez mais trocar experiências e buscar no mundo a visão de que é possível melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, destacou o prefeito.

Já no período da tarde, ele compartilhou a experiência de Manaquiri no desenvolvimento de um planejamento estratégico totalmente alinhado aos ODS. Além disso, falou dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que se tornaram os ODS, no evento de celebração de 10 anos da Rede Platforma – parte da programação da Semana. O convite para o prefeito foi feito pela rede, que conheceu a experiência do Município e considera uma boa prática a ser compartilhada internacionalmente, visto que muitos gestores e gestoras municipais ainda não se envolveram na Agenda ou não sabem como fazer isso.

Para Souto, conhecer outras realidades é importante e permite ver que dificuldades são enfrentadas por vários país. “Aqui acontece, talvez não na mesma proporção, mas muito próximo da nossa realidade. E devemos buscar práticas administrativas, transparência, eficiência e efetividade para melhorar nosso espaço”, explicou.

Ag CNMAgenda
Como parte de sua agenda para os próximos dias, Souto participará ainda de reunião com a equipe do ART Pnud, entidade com a qual a CNM possui parceria para a implementação do Projeto Localizando os ODS no Brasil. “A Confederação tem papel fundamental na busca de integrar diversas ações com as cooperações interacionais para que, juntos, possamos melhorar nossa eficiência de aplicação dos recursos públicos em diversas áreas”, falou Souto.

A CNM reforça a importância do desenvolvimento de ações visando ao alcance dos ODS como oportunidade para melhorar a gestão local; e o compartilhamento e o intercâmbio de conhecimento sobre o tema com Municípios e entidades de governos locais de todo o mundo. “O Brasil, com o modelo federativo, é o protagonista da descentralização dos governos locais. Isso se mostrou nítido durante apresentação de outros pares na sessão e nos trouxe a certeza de que é preciso implementar políticas públicas considerando a realidade local, ter preocupação com os demais países e o mundo, e buscar melhorias de qualidade de vida, com as minorias, combatendo a desigualdade”, concluiu, após a última reunião desta quarta-feira.

Foto: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas