Home / Comunicação / Representante do MMM participa de Feira no Rio Grande do Sul

Notícias

30/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Representante do MMM participa de Feira no Rio Grande do Sul

30082019 mmm evento famursRepresentando o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeita de Novo Hamburgo (RS), Fátima Daudt, participou da mesa de debate da Feira Agropecuária do Rio Grande do Sul (Expointer). Na oportunidade, que aconteceu na última quarta-feira, 28 de agosto, a gestora falou sobre a participação feminina na política para um público essencialmente composto por mulheres.

Durante apresentação, trouxe dados que mostram a participação da mulher na política local. Historicamente, a representação feminina na política brasileira manteve seus níveis baixos. Atualmente no Brasil há somente 662 prefeitas eleitas para um total de 5.568 Municípios. Essa baixa representatividade demonstra a urgência e importância dos movimentos de engajamento feminino, como o MMM, lançado em maio de 2017, durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

O Movimento surgiu com o objetivo principal de reunir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder.

Nas últimas eleições os resultados da participação feminina no Congresso apresentaram uma melhora. A bancada feminina da Câmara dos Deputados passou a contar com 77 mulheres, representando 15% das cadeiras, um aumento de 5% em relação à eleição anterior. Apesar de ocorrer a pequenos passos, é importante que as mulheres se imponham e tomem, cada vez mais, o papel de protagonistas políticas em um país tal qual o Brasil, cuja maioria dos cidadãos é composta por mulheres.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas