Home / Comunicação / Representantes de consórcios públicos gaúchos visitam a CNM

Notícias

13/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Representantes de consórcios públicos gaúchos visitam a CNM

WhatsApp Image 2021 12 08 at 18.30.04A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu em sua sede em Brasília (DF), no dia 8 de dezembro, a visita do deputado Estadual Vilmar Zanchin (MDB/RS) que é presidente da Frente Parlamentar de Consórcios Públicos do Rio Grande do Sul e do ex-prefeito, e presidente da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP), Cássio Nunes Soares. Eles procuraram a entidade para conhecerem a atuação do movimento municipalista em relação a área de Consórcios Públicos e saber mais sobre o Observatório Municipalista de Consórcios Públicos - criado pela CNM.

A consultora de Consórcios da CNM, Joanni Henrichs, destacou, dentre outras informações, a importância da criação das Frentes Parlamentares em defesa dos consórcios públicos como instrumento para ampliar a discussão sobre temas centrais ao bom encaminhamento dessa alternativa de gestão pública que se mostra cada vez mais estratégica aos municípios brasileiros para avançarem políticas públicas setoriais de relevo.

O analista técnico da área de Consórcios da CNM, Augusto Lamas, destacou que o Observatório de Consórcios Públicos é fruto de um mapeamento realizado pela CNM que buscou sanar a ausência de uma fonte que reunisse e sistematizasse as informações a respeito de consórcios públicos no país e a necessidade de monitoramento para direcionamento estrutural de recursos, programas e políticas públicas.

O deputado e o presidente da AGCONP também estiveram presentes no Seminário Técnico “Consórcios Públicos: governança para a cooperação intermunicipal”. O evento aconteceu de forma híbrida com participações na sede da CNM e pela plataforma Zoom pela internet e abordou os aspectos gerais dos consórcios públicos e do consorciamento, além de um enfoque mais específico para os consórcios intermunicipais de Saúde.

O Observatório pode ser acessado clicando aqui.

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas