Home / Comunicação / Representantes regionais confirmam expectativa para recorde de público na Marcha

Notícias

03/04/2019

Compartilhe esta notícia:

Representantes regionais confirmam expectativa para recorde de público na Marcha

Fernanda FurtadoPrefeitos, vereadores, secretários e profissionais da gestão pública municipal de Norte a Sul do país estarão reunidos em Brasília na próxima semana para a 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A cinco dias do evento, que vai de 8 a 11 de abril, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem registradas 6422 inscrições, sendo 2811 de prefeitos e 1455 de vereadores.

O público desse ano deve ser recorde, superando os mais de 7 mil participantes das últimas edições. Com debates técnicos e políticos, o evento consegue abranger, na programação principal e paralela, as demandas das cinco regiões do país. Além de, tradicionalmente, ser palco de anúncios e novos compromissos dos Poderes Legislativo e Executivo federal com o movimento, no sentido de melhorar a execução das políticas em nível municipal e dar mais autonomia aos entes.

Representatividade
Para que a mobilização nacional aconteça, a CNM conta com as entidades estaduais e lideranças locais. O Conselho de Representantes Regionais, que compõe a Diretoria da entidade, por exemplo, faz a sensibilização em seus Estados. Wagne Machado, prefeito de Piçarra (PA), presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás) e representante do Norte na Confederação, fez questão de enviar uma mensagem em vídeo aos 38 Municípios do sul e sudeste do Pará.

“Nós sabemos o quanto é fundamental ter apoio dos secretários e do governador do Estado para solucionar os problemas da região. Mas precisamos ter consciência de que a solução passa por Brasília e pelo engajamento de cada prefeito em somar esforços na Marcha”, destacou Machado. Pará é o quinto Estado com maior percentual de prefeitos inscritos – 103 de 144 (72%).

Do Nordeste, a convocatória veio do prefeito de Bom Jesus (PB), Roberto Bandeira. Dos 223 Municípios paraibanos, 102 terão a prefeitura representada no evento (46%). “O crescimento financeiro do Município é a pauta maior do governo federal. O presidente tem dito em suas propostas que será ‘Menos Brasília e mais Brasil’, e a Marcha será o momento de fazer com que isso aconteça”, adiantou Bandeira.

No outro extremo do país, Alcides Mantovani, prefeito de Zortéa (SC) e representante do Sul, chamou os colegas do Estado. Santa Catarina tem 173 prefeitos inscritos, de um total de 295 (59%). “É muito importante a participação para que possamos continuar com nossas reivindicações e aumentar o poder político dos Municípios brasileiros”, analisou.

Confira mensagem do presidente da AMATCarajás, Wagne Machado

Convite do representante da região Nordeste Roberto Bandeira

E do representante da região Sul Alcides Mantovani

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas