Home / Comunicação / Reunião Ordinária do CNPS trata do funcionamento das Agências da Previdência Social

Notícias

05/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Reunião Ordinária do CNPS trata do funcionamento das Agências da Previdência Social

A 284ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada de forma virtual na última quinta-feira, 4 de novembro, tratou de assuntos relacionados com o funcionamento das Agências da Previdência Social (APS), empréstimos consignados e as ações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no combate a fraudes no pagamento de benefícios previdenciais e assistenciais.

Na apresentação inicial foi informado que das 1.551 agências do INSS, 1.401 estão abertas, representando aproximadamente 90% das APS. A quantidade de agências com atendimentos periciais chega a 1.147. O horário de atendimento das agências é das 7h às 13h e o INSS já está trabalhando para estender o encerramento do atendimento para as 14h.

Em seguida foram apresentadas as ações do INSS no combate às fraudes no pagamento de benefícios, tendo sido elencadas várias medidas da Coordenação de Combate às Fraudes que permitirão uma economia estimada, para 2021, de R$ 2,4 bilhões, já tendo sido identificados cerca de 2,9 milhões de benefícios com alguma desconformidade.

Por fim, tratou-se na reunião de proposta dos bancos de revisão do teto de juros dos empréstimos consignados, tendo sido feita apresentações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Banco Central e do INSS com dados sobre a carteira de consignados e a proposta de recomposição dos spreads dos bancos. O CNPS não deliberou sobre o assunto e solicitou que estudos mais detalhados fossem apresentados, tendo em vista a atual situação financeira dos segurados do INSS e o cenário ainda de crise econômica no qual o país se encontra.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas