Home / Comunicação / Roda de Conhecimento, ao vivo, será às 14h30 com o secretário da Atenção Primária

Notícias

26/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento, ao vivo, será às 14h30 com o secretário da Atenção Primária

WhatsApp Image 2020 03 26 at 10.49.20A Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 26 de março, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) será especial e sobre o tema do momento - saúde. Além do horário diferenciado, a partir das 14h30, os gestores municipais poderão interagir com o secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS), Erno Harzheim.

Médico da família, professor e pesquisador, Harzheim participará da transmissão ao vivo para fornecer orientações sobre atenção primária à saúde no atendimento às demandas surgidas com a pandemia do novo coronavírus, Covid-19. Ele também deve sanar as dúvidas dos gestores locais em relação ao Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde.

Lançado pelo ministério, no dia 20 de março, o protocolo padronizou algumas ações da rede municipal de saúde, como por exemplo, as primeiras medidas adotadas para os casos de coronavírus devem se estender a toda Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). O objetivo é controlar a transmissão do novo coronavírus no Brasil, independentemente do agente etiológico. 

Essa não é a primeira participação do secretário no programa de quinta da CNM, mas, desta vez, tem importância especial por conta do cenário nacional, e da declaração de  estado de transmissão comunitária em todo o território nacional (Pt 454/2020) pelo o Ministério da Saúde. Também por ser uma oportunidade para quem faz a gestão da saúde na ponta, nos Municípios, apresentarem seus desafios e suas realidades. 

Inclusive, por falar em desafios, às equipes de atenção primária estão na linha de frente do atendimento dos casos suspeitos e com a responsabilidade de detectar possíveis casos e encaminhá-los a rede de referência. Além de incentivar a  participação dos gestores municipalistas, a CNM recomenda que a transmissão seja compartilhada com todos os servidores da saúde municipal.


Lembrando que a Roda de Conhecimento será ao vivo pelo Youtube ou Facebook. Não fique de fora de mais este bate-papo especial.


Notícias relacionadas