Home / Comunicação / Roda de Conhecimento detalha Projeto UniverCidades e ações de cooperação internacional

Notícias

20/12/2018

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento detalha Projeto UniverCidades e ações de cooperação internacional

30042018 Roda de ConhecimentoOs resultados do Projeto UniverCidades, a Missão à Portugal e o trabalho da Assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em relação às possibilidades de cooperação internacional para os Municípios foram temas da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 20 de novembro. A colaboradora da entidade, Jasmim Madueno, fez um balanço da atuação municipalista ao longo deste ano e explicou como funcionam as ações voltadas ao desenvolvimento dos Municípios.

O projeto UniverCidades é realizado pela CNM em parceria com a União Europeia e tem como principal objetivo fortalecer a capacidade dos Municípios de gestão por meio do conhecimento. A iniciativa é dividida em eixos. Um deles diz respeito à aproximação entre as universidades e à gestão municipal como forma de estabelecer uma conexão entre os dois.

Recentemente, as universidades, os Municípios e a CNM realizaram um mapeamento para avaliar como está sendo desenvolvido esse trabalho. A pesquisa da CNM foi realizada ao longo dos anos de 2017 e 2018 e o resultado dela foi a elaboração de um catálogo de parcerias entre centro de ensino superior e Municípios. Esse diagnóstico está disponível na biblioteca da CNM. Outro eixo do Projeto é uma plataforma online que está sendo desenvolvida e reúne conhecimento municipal de interesse dos gestores para ajudar os Municípios a melhorarem a sua gestão. Entre as ofertas da ferramenta estão cursos à distância, boas práticas, artigos, vídeos e outros conhecimentos que permitam a interação e a troca de experiências.

Missão à Portugal e Municiência
A edição da Roda de Conhecimento também trouxe detalhes do Prêmio Municiência e da Missão à Portugal que ocorreu no mês de novembro. Gestores de Municípios vencedores da premiação visitaram cidades portuguesas para a troca de experiências.

As viagens fizeram parte da premiação do Municiência que terá uma nova edição em 2019 com a previsão de inscrições durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento acontece entre os dias 8 e 11 de abril na capital federal. O Prêmio Municiência visa reconhecer boas práticas municipais inovadoras que podem servir de referência para a gestão de outras cidades brasileiras. A Roda de Conhecimento ainda trouxe detalhes do Projeto de cooperação urbana internacional e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira abaixo como foi a edição desta quinta-feira:

 

Por: Allan Oliveira
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas