Home / Comunicação / Roda de conhecimento orienta gestor municipal sobre o Selo Arte

Notícias

08/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Roda de conhecimento orienta gestor municipal sobre o Selo Arte

08082019 Roda OsniA Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 8 de agosto, trouxe orientações aos gestores municipais sobre o Selo Arte. Este autoriza que produtos alimentícios artesanais sejam comercializados em todo o território nacional. Para tanto, devem obedecer as exigências sanitárias, de fabricação e de boas práticas agropecuárias.

O analista técnico da área de Desenvolvimento Rural da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Osni Rocha, reforçou que o Decreto, assinado no dia 18 de julho, foi comemorado pelos produtores rurais. “Se entendeu que o produto artesanal é produzido de forma diferenciada e tem uma aceitação e reconhecimento da sociedade e da população, sendo um produto consumido há muitos anos pela população dos Municípios”, complementou.

Atualmente, a agroindustrialização dos produtos de origem animal está dentro do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), onde tem serviço de inspeção dos Municípios, dos Estados e Federal, feito pelo Ministério da Agricultura. “Com a chegada desse Selo Arte, criou-se uma expectativa desses produtos passarem a ter um tratamento diferenciado, principalmente levando em consideração a quantidade que é produzida e a qualidade do manuseio dos produtos, da mesma forma tendo o processo de verificação simplificado”, disse o técnico.

Embora o Selo seja federal, a fiscalização e a emissão caberão aos órgãos estaduais. O Selo Arte será primeiramente aplicado em laticínios. Em seguida, será estendido a derivados de carne, de pescados e de colmeias de abelhas.

Roda de Conhecimento
A Roda de Conhecimento traz, toda semana, orientações para os gestores municipais que atuam em diversas frentes do Município. São temas diferenciados abordados por técnicos e analistas da CNM. O programa é transmitido toda quinta-feira, às 10 horas, ao vivo, pelas redes sociais da CNM. Os interessados podem enviar questionamentos e dúvidas que são respondidas em tempo real.

Confira como foi a transmissão da Roda de Conhecimento:

 

Leia Mais

Contribuições para concessão do Selo Arte podem ser encaminhadas

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edney Torres
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas