Home / Comunicação / Roda de Conhecimento trata das competências dos Municípios nas ações de proteção e defesa civil

Notícias

18/07/2019

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento trata das competências dos Municípios nas ações de proteção e defesa civil

18072019 Roda DefesaCIvilQuais são as competências do Município nas ações de proteção e defesa civil? Sabendo da importância da temática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou Roda de Conhecimento sobre o assunto. Na oportunidade, o analista-técnico da CNM em Proteção e Defesa Civil, Johnny Amorim, reforçou que os Municípios devem estar preparados para enfrentar as adversidades acometidas por algum desastre.

“Nós estamos preocupados com as situações. Os nossos Municípios, na sua maioria, quando são acometidos por algum tipo de desastre, não sabem como agir na situação, em que momento pode decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. Quais são as atribuições com relação à gestão de risco, ou cada ação a ser desenvolvida na questão da gestão de risco”, complementa.

Na oportunidade, o técnico deu algumas dicas com passo a passo do que o Município pode fazer. “O primeiro deles é que o Município, para trabalhar com Defesa Civil, tem de criar uma coordenadoria municipal de proteção e defesa civil. Não necessariamente precisa ter grandes alocações, basta ter uma sala pequena com alguns suportes e pessoas que detenham conhecimento no assunto e sejam capacitadas na área”, finaliza.

Observatório dos Desastres

Uma ferramenta disponibilizada pela CNM foi citada pelo analista-técnico durante a transmissão. O Observatório dos Desastres Naturais traz informações sobre os desastres em todo o país.

O portal informa também como está a situação e principais informações sobre as defesas civis municipais e estaduais. Em outro mapa, ainda, o interessado tem acesso a informações relacionadas às barragens espalhadas por todo o país.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento traz, toda semana, um técnico da entidade que vai tratar de assuntos relevantes para a gestão municipal. A transmissão ocorre sempre às quintas-feiras, ao vivo, a partir das 10 horas, pelas redes sociais da CNM. O participante pode enviar dúvidas e sugestões que podem ser respondidas durante a transmissão.

Confira como foi a transmissão da Roda de Conhecimento:

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edney Torres
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas