Home / Comunicação / Roda de Conhecimento traz orientações aos gestores sobre o Simples Nacional

Notícias

04/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento traz orientações aos gestores sobre o Simples Nacional

04102018 RodaDeConhecimento FinançasA Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 4 de outubro, trouxe o Simples Nacional como tema. É que os Municípios vão receber, no próximo dia 8 de outubro, os arquivos com a relação de empresas para análise de regularidade do sistema. Com esse documento em mãos, os gestores municipais devem certificar se os contribuintes têm ou não alguma pendência fiscal ou cadastral.

A supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Thalyta Alves, reforça o passo a passo que deve ser feito pelos Municípios. “Essa lista, os Municípios recebem pelo portal do Simples Nacional, que está no site da Receita Federal e pode ser acessado via certificação digital. É possível que alguns Municípios nunca tenham feito esse procedimento. Por isso, é importante ressaltar que, para o gestor possa acessar essa lista, é necessário ter a certificação digital de Pessoa Física”, completa.

Ao baixar a relação, o gestor deve iniciar a análise de deferimento ou indeferimento. Os gestores podem devolver a lista com as empresas que têm alguma pendência a partir do dia 15 de outubro. “Na devolução, a Receita Federal pede apenas o CNPJ da empresa”, diz a supervisora.

Roda de Conhecimento
A Roda de Conhecimento é transmitida toda quinta-feira, ao vivo, às 10 horas pela página do Facebook e do Youtube da CNM.

 

Confira como foi a Roda de Conhecimento:


Por: Lívia Villela
Vídeo: Edilson Carlos
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas