Home / Comunicação / Roda de Conhecimento orienta sobre atendimentos na área de Assistência Social durante a pandemia

Notícias

02/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Roda de Conhecimento orienta sobre atendimentos na área de Assistência Social durante a pandemia

26022020 roda de conhecimento logo ag. cnmDurante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as áreas essenciais continuam a exercer suas atividades. A Assistência Social é uma das que integra este hall de atividades. Com o objetivo de trazer mais informações sobre a temática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu Roda de Conhecimento nesta quinta-feira, 3 de abril.

Na oportunidade, a consultora da área de Assistência Social da entidade, Rosângela Ribeiro, ressaltou aos gestores municipais sobre o funcionamento das ações da área durante a pandemia, reforçando que os serviços não podem ser suspensos, mas que devem passar sim por uma adaptação. “O prefeito ou prefeita tem autonomia para incluir a reorganização da oferta de serviços dentro do seu objeto de atuação. Ele tem que adaptar e reorganizar, mas a política em si não pode deixar de ser ofertada. Até porque nós integramos o hall de serviços essenciais. Nós sabemos que a pandemia traz efeitos sociais muito graves e profundos. Então precisamos atender isso”, disse.

Participando da transmissão, a técnica da área de Assistência Social da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Layla Tatiane, ressaltou que é importante que a gestão municipal se organize. “É interessante pautar que vocês tenham atenção para que possam fazer um planejamento estratégico das execuções a fim de garantir a oferta dos serviços aos que precisam, especialmente no momento atual, porque é nesse momento que precisamos estar lá na ponta com esses usuários ofertando o atendimento”, complementou.

Orientações aos gestores
Para orientar aos gestores sobre como trabalhar os instrumentos da área de Assistência Social, como as visitas domiciliares e trabalhos em grupo, nos Municípios a CNM reuniu orientações, com base nas normativas federais. O documento está disponível na Biblioteca-online da entidade.

Além disso, está na pauta da área a construção de uma agenda de encontros virtuais. A consultora da CNM ressalta ainda que o gestor ou gestora que tiver dúvidas, pode enviar e-mail para a.social@cnm.org.br ou, ainda, pelo telefone (61) 2101-6043 / 6075. Os interessados podem, ainda integrar lista de transmissão da área, quando vão receber notícias em tempo real sobre medidas adotadas durante a pandemia. Para tanto, basta enviar o número de telefone para o e-mail listado.

Confira como foi a transmissão da Roda de Conhecimento:

Por: Lívia Villela
Transmissão: Edney Torres
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas