Home / Comunicação / Santana (AP) e Aracaju (SE) vão receber próximos Ações Municipalistas, Saúde será destaque

Notícias

13/08/2018

Compartilhe esta notícia:

Santana (AP) e Aracaju (SE) vão receber próximos Ações Municipalistas, Saúde será destaque

Ag. CNMA gestão da saúde ainda é um desafio em muitas localidades do Brasil, e por isso debater problemas, compartilhar conhecimentos e boas práticas, além de obter orientações que auxiliam na tomada de decisões representam uma oportunidade ímpar. Essa estará disponível a municipalistas de Santana (AP), no dia 14; e de Aracaju (SE), no dia 16 de agosto. Os próximos encontros do Ação Municipalista já estão agendados e vão debater diversos assuntos, mas principalmente Saúde. 

Os eventos promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e parceiros devem receber representantes locais da Região Norte do Amapá e do litoral sergipano. A orientação da entidade é para que os interessados promovam inscrição on-line o quanto antes e aproveitem a oportunidade de receber o Ação e a equipe técnica da entidade em sua região. O Supervisor a Núcleo de Desenvolvimento Social da Confederação, Denílson Magalhães, estará nos dois encontros.

No Norte, o Ação ocorre no Município de Santana e conta com a parceria da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap). No Nordeste, o Ação ocorre em parceira com a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces), Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco). O Ação Municipalista será na avenida Santos Dumont, Praia de Atalaia, a partir das 8h, em conjunto com o II Encontro de Prefeitos e Gestores de Saúde, com o tema Aplicação dos recursos do sus na saúde pública.

Além dos Novos Blocos de Financiamento na Saúde Pública e de Fluxos dos Recursos da saúde, que serão abordados pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretário de Saúde Mauro Junqueira, a pauta municipalista e as conquistas 2017 serão apresentadas pelo consultor CNM, Eduardo Stranz. Já as novas ferramentas e plataformas disponibilizadas pela Confederação no acesso exclusivo serão apresentadas pelo articulador institucional Elias Zinczuk. Dentre elas, a plataforma Êxitos que identifica e direciona oportunidades de recursos as prefeituras.

Programação
Já em Sergipe, a programação preliminar também prevê debates sobre as conquistas e as pautas prioritárias. Também o novo modelo de organização e transferência de recursos federais para o financiamento da saúde, trazido pela Portaria 3.992/2017; como utilizar os recursos federais dos saldos em conta; as Emendas Parlamentares; abordados pelo Supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social.

O Ação Municipalista é um evento diferenciado, desenvolvido especialmente para os gestores municipais. “O Ação tem o objetivo de reunir um número menor de gestores municipais de uma mesma região, que viviam problemas e dificuldades semelhantes, assim, o formato do evento possibilita o debate aberto entre os participantes e potencializa compartilhamento e o desenvolvimento de soluções”, destaca Magalhães.
 


Notícias relacionadas