Home / Comunicação / Saque em dinheiro da renda básica emergencial começa em 27 de abril

Notícias

14/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Saque em dinheiro da renda básica emergencial começa em 27 de abril

14042020 caixa economica marcelo camargo agencia brasilA renda básica emergencial - auxílio de R$ 600 a R$ 1,2 mil a trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores e pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus - poderá ser sacada pelos beneficiários que não possuem conta bancária a partir de 27 de abril. O cronograma, divulgado pela Caixa Econômica Federal, organiza os saques de acordo com o mês de nascimento dos contemplados.

Para retirar o dinheiro em casas lotéricas e em caixas eletrônicos não é preciso ter cartão. O banco reforça, porém, que os valores serão depositados a partir desta terça-feira, 14 de abril, em uma poupança digital gratuita que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Esse tipo de conta será automaticamente criada para todos que não forneceram dados bancários no cadastro do auxílio. A medida, assim como o escalonamento de saques por mês de aniversário, visa a evitar aglomerações nas agências bancárias.

Veja o cronograma para saque:

Mês de nascimento

Data do saque

Janeiro e fevereiro

27 de abril (segunda-feira)

Março e abril 

28 de abril (terça-feira)

Maio e junho

29 de abril (quarta-feira)

Julho e agosto

30 de abril (quinta-feira)

Setembro e outubro

4 de maio (segunda-feira)

Novembro e dezembro

5 de maio (terça-feira)


Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi reforçou, em edição especial da Roda de Conhecimento sobre a renda básica, em 7 de abril, a importância da opção saque para o público que não tem outra forma de acesso. Em conversa com o secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz, o líder municipalista pontuou a demanda e expôs que as maquininhas de cartão e o acesso à internet não é uma realidade de todos Municípios nem da população mais necessitada.

Pagamentos digitais por meio de transferência para as contas seguem um calendário diferente. No site da Caixa, é possível conferir as datas do repasse das parcelas de acordo com cada público.

Para auxiliar os gestores municipais e muní-los de informações a respeito da renda básica emergencial, a CNM disponibiliza uma série de materiais sobre o tema:

Informe da CNM reúne informações para cadastro na renda básica emergencial

Decreto de regulamentação do Renda Básica define regras para acesso ao auxílio

Roda de Conhecimento da CNM debate renda básica com apoio do Ministério da Cidadania

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Notícias relacionadas