Home / Comunicação / Saúde e Assistência Social: temas abordados no CNM Qualifica no ES teve participação 200 gestores

Notícias

17/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Saúde e Assistência Social: temas abordados no CNM Qualifica no ES teve participação 200 gestores

17042019 cnm qualifica saudeSaúde e Assistência Social foram temas do CNM Qualifica que ocorreu nestas quarta-feira e quinta-feira, 15 e 16 de maio, em Vitória (ES). Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a iniciativa contou com a parceria da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e ocorreu no auditório da entidade com a presença de cerca de 200 gestores locais nos dois dias de evento.

O seminário, que foi apresentado pela consultora da área de Saúde da CNM, Carla Albert, abordou temas como gestão da rede básica de atenção à saúde, análise das portarias de financiamento, judicialização na saúde e o uso de recursos. Além de também discutir a construção e a organização de equipes de agentes comunitários e agentes de combate a endemias, foi aberto um espaço para que os participantes apresentassem os desafios enfrentados em suas cidades. “Também abordamos a situação do programa Mais Médicos, como os últimos editais e as mudanças no perfil de seleção de Municípios para receber profissionais do programa”, acrescentou a consultora.

17042019 cnm qualifica assistenciaJá o de Assistência Social, apresentado pela consultora da CNM Rosângela Ribeiro, tratou principalmente na nova gestão, com o tema da assistência social, regionalização na assistência social, consórcios dentro da assistência, além de informações sobre capacitação de recursos e elaboração de projetos. Questões relacionadas ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) também foram destacados. “Conseguimos, além do conteúdo sobre uso de recursos e financiamento, falar sobre planejamento na área, assim como próprio planejamento orçamentário, PPA, LDO, plano de ação da assistência social, destacando importância de ter instrumentos bem elaborados alinhando recursos e ações que queremos fazer para não extrapolar o que o município pode fazer”, contou a consultora.

O presidente da Associação, prefeito de Viana, Gilson Daniel, ressaltou a importância da parceria entre a Amunes e a CNM para a realização desses debates. “É o primeiro seminário realizado pelo programa Escola de Governo da Amunes para gestores e técnicos. Já tivemos outros encontros que foram um sucesso, graças à parceria com a CNM. O seminário tem como objetivo qualificar nossos técnicos para que possam, em suas prefeituras, promover políticas públicas de qualidade”, contou.

Por: Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias, com informações da Amunes 

 


Notícias relacionadas