Home / Comunicação / Semana Alzira Soriano terá programação durante a XXIII Marcha

Notícias

22/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Semana Alzira Soriano terá programação durante a XXIII Marcha

WhatsApp Image 2022 04 20 at 22.16.14Alzira Soriano foi a primeira mulher prefeita do Brasil e da América Latina. Ela foi eleita prefeita do município de Lajes, no estado do Rio Grande do Norte, em 1928, quando as mulheres ainda não podiam votar e nem ser votadas no país. Para resgatar o histórico dessa liderança feminina, o Município onde nasceu, Lajes, realiza a Semana Alzira Soriano, que acontece na semana de seu nascimento, que foi em 29 de abril de 1896.

Neste ano, o prefeito Felipe Menezes procurou o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) para realizar uma ação de âmbito nacional, chamando atenção para a importante data da pioneira da participação da mulher na gestão local. Dessa forma, durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, será realizado um painel organizado por Lages, chamando atenção para a data.

Na quarta-feira, 27, às 16h30 no espaço do MMM, o Município irá coordenar o painel. A programação será transmitida ao vivo pelo canal no Youtube da prefeitura de Lages. 

Pioneirismo
O Estado do Rio Grande do Norte foi pioneiro na construção de uma legislação eleitoral que permitisse a participação feminina na política, o que possibilitou a eleição de Alzira como prefeita e Celina Guimarães Viana como a primeira eleitora, no Município de Mossoró.

Conheça mais sobre as mulheres prefeitas pioneiras no Brasil na publicação do MMM, clicando aqui.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas