Home / Comunicação / Semana do Meio Ambiente: a agricultura sustentável na preservação da biodiversidade

Notícias

05/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Semana do Meio Ambiente: a agricultura sustentável na preservação da biodiversidade

Senar divulgacaoNesta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Confederação Nacional de Municípios evidencia a necessidade de promoção de ações sustentáveis no meio rural para preservar a biodiversidade - tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020. Durante a semana, a entidade municipalista abordou a temática e evidenciou projetos implementados pelos gestores locais que contribuem para minimizar os impactos ambientais da ação humana, principalmente no meio urbano.

Com os olhares voltados para o desenvolvimento rural sustentável, a Confederação destaca os resultados positivos do Projeto ABC Cerrado, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e parceiros. A iniciativa capacitou 7,8 mil produtores rurais do bioma em quatro tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na redução de gases de efeito estufa. A prova de que é possível conciliar desenvolvimento e meio ambiente, sem prejudicar a produção rural.

Patrimônios
Cabe lembrar que o Cerrado possui grande biodiversidade e é o segundo maior bioma da América do Sul, com quase 12 mil espécies de plantas e milhares de variedades de peixes, anfíbios, répteis, aves, borboletas e outros animais. No entanto, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), pouco mais de 8% do seu território é legalmente protegido por Unidades de Conservação.

O Cerrado tem ainda grande importância social. Muitas comunidades sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro e detêm um conhecimento tradicional da biodiversidade.

senarSegundo dados do MMA, estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas não estejam em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que vivem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Existe ainda um movimento que tem se intensificado nas últimas três décadas pela abertura de novas áreas, com o objetivo de incrementar a produção de carne e grãos para exportação - o que põe em risco os recursos naturais da região.

Ações e resultados

Por esse motivo, promover o desenvolvimento rural de forma sustentável é o único caminho possível para a proteção da biodiversidade. De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), um estudo sobre o Projeto ABC do Cerrado comprovou que produtores que receberam capacitação associada à assistência técnica e gerencial aumentaram a área agrícola com tecnologias de baixa emissão de carbono em comparação aos produtores que não receberam capacitação nem assistência técnica.

A divulgação de iniciativas como essa é a oportunidade de comunicação técnica com outros países do mundo e consequente valorização da produção agrícola nacional. Em todas as convenções internacionais, o uso sustentável dos recursos naturais, incluindo a produção de alimentos pela agricultura e pecuária, é tema prioritário e solução para o desenvolvimento sustentável.

Portanto, a Confederação encerra a Semana do Meio Ambiente aconselhando os gestores locais a trabalharem de forma integrada com as áreas de meio ambiente e desenvolvimento rural. Para isso, eles podem conhecer projetos e programas sustentáveis de sucesso a serem replicados em seus territórios.

Da Agência CNM de Notícias com informações do Ministério do Meio Ambiente e Confederação Nacional da Agricultura Brasil 

Leia também

Dia do Meio Ambiente: Bate-Papo debate biodiversidade e ações municipais durante a pandemia

CNM celebra Semana Mundial do Meio Ambiente e apresenta ações municipais adotadas na pandemia

Semana do Meio Ambiente: a relação entre pandemia, Unidades de Conservação e biodiversidade

Semana do Meio Ambiente: mobilidade sustentável é destaque no Dia Mundial da Bicicleta

Semana do Meio Ambiente: gestão de resíduos sólidos na pandemia merece atenção e apoio

Semana do Meio Ambiente: Municípios investem em projetos de compostagem


Notícias relacionadas