Home / Comunicação / Semana Global do Empreendedorismo: CNM promove campanha para envolver gestores locais

Notícias

08/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Semana Global do Empreendedorismo: CNM promove campanha para envolver gestores locais

SGEEnvolver os Municípios brasileiros na ação mundial de fortalecimento e disseminação da cultura empreendedora é a intenção da nova campanha da Confederação Nacional de Municípios (CNM), denominada Semana Global o Empreendedorismo (SGE). Mundialmente, a iniciativa ocorre desde 2007 e este ano a CNM também promoverá ações mostrando como o empreendedorismo pode gerar desenvolvimento econômico e social e ser uma ferramenta de transformação de realidades. 

Nos últimos três anos, durante o mês de novembro, segundos dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a semana mobilizou mais de 2,5 milhão de pessoas, no Brasil. Foram cerca de dez mil atividades promovidas, o que faz a semana brasileira ser a maior do mundo, com sete premiações internacionais. Ao longo da campanha, as ações da CNM e dos Municípios devem ser divulgadas nas redes sociais com a tag #SGE2019.

A CNM acredita no empreendedorismo como atividade transversal, com impacto direto em diversos setores – como economia, educação, agricultura, turismo, cultura, etc – e indiretamente é solução para a malha de problemas sociais. Assim, a entidade impulsiona a campanha com objetivo de conectar, capacitar e inspirar os brasileiros a empreender. Além disso, propõe conscientizar os gestores municipais para a importância de também desenvolverem as ações.  
 
Soluções
Buscar soluções reais que viabilizem a transformação do Brasil, por meio do empreendedorismo, é o trabalho desenvolvido pela CNM ao logo dos anos. Um exemplo disso foi a discussão da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa 123/2006, em que a entidade promoveu ação integrada com o Sebrae visando à qualificação para treinar os agentes de desenvolvimento. Ainda hoje atua para ampliar as categorias do simples nacional. “Temos [gestores municipais] que atuar para melhorar a vida da população e, com certeza, o empreendedorismo é um bom caminho para isso”, defende o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Ele acredita que, além de promover um melhor ambiente de negócios, a cultura de negócios também impulsiona o desenvolvimento local e contribui para uma melhor situação financeira. 

O momento atual de mudanças estruturantes, segundo destaca o presidente da CNM, representa uma oportunidade de promover ações para conscientizar a população, incentivar potenciais empreendedores e criar a cultura mercadológica de fortalecimento da produção em todo o país. Assim, na próxima semana, a entidade disponibiliza peças publicitárias - artes, vídeos, documentos - para apoiar os gestores locais em suas iniciativas. Os três eixos centrais da campanha deste ano são: capacitar a partir da geração de oportunidade; inspirar com a divulgação de casos de sucesso e lições aprendidas; e conectar instituições e pessoas que fomentem um ambiente empreendedor, no Brasil e no mundo.

Por Raquel Montalvão
Foto: Divulgação
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas