Home / Comunicação / Seminário debate avanços e desafios dos ODS; CNM recomenda participação

Notícias

19/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Seminário debate avanços e desafios dos ODS; CNM recomenda participação

19082019 logo ODSOrientações e ferramentas para que os Municípios possam implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm sido oferecidas frequentemente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade divulga informações sobre as iniciativas que auxiliem os gestores e a mais recente será a realização do Seminário ODS – Avanços e Desafios, que acontece no dia 4 de setembro, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília. As inscrições estão abertas.

Especialistas debatem, na oportunidade, os desafios para a implementação da Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O seminário será dividido em painéis que irão intensificar os debates sobre pobreza, desigualdade e crescimento inclusivo; dimensão social dos ODS; paz, justiça e igualdade; dimensão econômica dos ODS; dimensão ambiental dos ODS e água potável, bem como saneamento e cidades sustentáveis.

Nesse contexto, devem ser ampliadas as abordagens de oportunidades, desafios e perspectivas para o alcance das metas dos ODS no Brasil. O encontro também vai contar com depoimentos de representantes de instituições para debater dificuldades, soluções e desafios na implementação dos ODS, além da apresentação de experiências de sucesso.

Participantes
O encontro ainda propõe alinhar o diálogo e priorizar as propostas das organizações parcerias, principalmente em relação aos desafios enfrentados para a promoção do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, que norteará a Agenda 2030 e sua interface com o desenvolvimento urbano brasileiro.

Estarão presentes na abertura do evento o presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, a representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Katyna Argueta, e o diretor de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto. Representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Iury Revoredo Ribeiro, também marcam presença.

Ações e Mandala
A CNM trabalha desde 2016 com essa temática e tem atuado para auxiliar os gestores que demonstrem interesse na adesão aos ODS. A entidade promove ações que possam detalhar as 17 metas dos ODS e esclarece dúvidas de municipalistas sobre o tema. Para isso, a Confederação disponibiliza materiais e ainda possui um hotsite apenas com conteúdo dessa temática.

A entidade ainda disponibiliza a Mandala ODS, ferramenta que possibilita tanto aos administradores das cidades quanto aos cidadãos diagnosticar, monitorar e avaliar o desempenho referente ao nível do alcance da Agenda 2030 por meio de quatro dimensões: institucional, econômica, ambiental e social. Os 17 ODS que reúnem a Agenda 2030 são objetivos que tratam de temas de interesse municipal por buscar melhorar a qualidade de vida da população global, trazendo metas específicas em áreas como saúde, educação e assistência social. Acesse aqui a programação do seminário

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas